Pular para o conteúdo principal

PAIXÃO PELO FUTEBOL SEM ESQUECER A VIDA PÚBLICA...


Envoltos pelas cores chamativas do verde e do amarelo, os brasileiros são levados a torcer, gritar, sonhar e até mesmo chorar por um sonho, uma conquista . Envolvidos neste sonho mágico, na alegria iminente, como remédio e superação de todos os problemas, fossem eles pessoais, profissionais, e porque não, sociais, um patriotismo tomou conta, contagia desde os mais jovens, até os mais velhos, envolvidos no que a mídia designou “paixão nacional”.

Isso tudo tem relação direta com o jogo da Copa do Mundo, porém, é perfeitamente aplicável na nossa vida social, na vida pública brasileira, claro que com algumas ressalvas que passo a considerá-las. Em campo, somos representados pelos "melhores profissionais" da atualidade, e com certa pretensão, de todos os tempos. Tanto que um certo locutor chegar a dizer, sem falsa modéstia, que se trata de uma grande seleção de craques com os jogadores reservas, de dar inveja a qualquer outro país.

Não é pra menos, temos em campo os melhores do mundo, os pentacampeões. Por outro lado, na vida pública, na direção de nosso país, não podemos dizer o mesmo, temos uma seleção, que não pode ser considerada, “de craques” e que está, na verdade, muito aquém desta consideração, pois não representam um modelo de comportamento, de retidão, de compromisso, entretanto, como os jogadores, representam de certa maneira, nossos anseios, nossos ideais, nossos sonhos.

Dentro disso, um traço de semelhança é possível ser esboçado. A mesma apatia e ausência de compromisso, respeito e garra, que se pôde observar no primeiro jogo de futebol da seleção, parece ser o mesmo na vida política brasileira. Falta garra, falta luta, falta respeito, falta comprometimento.

Coincidência sobre o futebol e na vida política, onde somente de quatro em quatro anos podemos torcer, sonhar, participar, mudar e transformar, porém, nos contentamos unicamente com o primeiro verbo (torcer), renovando as esperanças de um futuro melhor, torcendo para que a seleção vença, para que o país melhore, para que a nossa vida se transforme. Deixamos, no entanto, de nos preocupar com o que há de mais importante, inebriados pela “paixão nacional” nos esquecemos do dever de casa, da cobrança necessária para a concretização dos direitos elementares, que nos conduzem à verdadeira cidadania, não nos preocupamos com nossos representantes. Simplesmente por uma obrigação, cumprimos um dever democrático, quando na verdade seria imperativo travar o debate político e social, para só depois de traçadas as linhas gestoras de uma boa política pública, aí sim, pudéssemos nos entregar àquela paixão.

Assim agindo, estaríamos fazendo a lição de casa, para depois seguir à diversão. Já é chegado o momento de despertar para nossa responsabilidade, afinal, já não somos mais isentos de desta responsabilidade, já não nos é dado o direito de errar e aprender com os erros, já erramos muito no passado e o tempo não perdoa a desídia, não tolera estes deslizes. É tempo de cultivar a nossa democracia, de debater os rumos que devemos seguir. É tempo de transformar os rumos na vida política nacional, estadual e municipal. É preciso resgatar o orgulho de ser brasileiro, cultivando antes, o amor à pátria, através de uma atuação consciente na vida política e democrática (com voto e com efetiva participação) e não somente a “paixão” pelo futebol.

Comentários

  1. Olá professor, é muito bom postar um comentario no seu blog, pelo visto um dos mais acessado da região, postei o link do seu blog no meu, quem sabe assim o meu se torna conhecido também, um forte abraço e muito sucesso garoto.

    impactante.zip.net

    novinho mas causa impacto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2010: Números para deputados do RN...

O Instituto Start pesquisou a intenção de voto do eleitorado potiguar para a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal em 36 municípios. Confira os 31 candidatos mais citados na pesquisa para deputado estadual e os 09 para deputado federal: DEPUTADO ESTADUAL: 1º Luiz Almir - 2,1% 2º Tomba - 1,6% 3º Gilson Moura - 1,4% 4º Getúlio Rego - 1,3% 5º Agnelo Alves - 1,1% 6º Márcia Maia 0 0,9% 7º Claúdio Porpino - 0,7% 8º Lauro Maia - 0,75 9º Walter Alves - 0,7% 10º Vivaldo Costa - 0,7% 11º Larissa Rosado - 0,7% 12º Fernando Mineiro - 0,6% 13º Leonardo Nogueira - 0,6% 14º Antônio Jácome - 0,5% 15º Doutor Antonio Petrônio - 0,5% 16º George Soares - 0,5% 17º Gustavo Carvalho - 0,5% 18º Ezequiel Ferreira - 0,5% 19º Miguel Weber - - 0,4% 20º José Adécio - 0,4% 21º Flaviano Moreira - 0,4% 22º George - 0,4% 23º Dickson Nasser - 0,3% 24º Nelter Queiroz - 0,3% 25º Gesane Marinho - 0,3% 26º Carlos Santos - 0,3% 27º Ricardo Mota - 0,3% 28º Zé Júlio - 0,3% 29º Genivan Vale - 0,3% 30º Francisco José - 0,3%...

Aula de revisão em Matemática Básica...

Diante de possibilidade de realização do concurso público para o município de Nova Cruz, conforme anunciado por representantes do executivo, estaremos disponibilizando 20 vagas para participação de um Curso de Revisão em Matemática Básica conforme programa disponibilizado pela COMPERVE. O curso será oferecido gratuitamente, contudo adesão está vinculado a doação de um quilograma de alimento para montar uma cesta básica a ser doada a alguma família carente e a posterior um brinquedo de baixo valor financeiro para se presentear crianças carentes no período natalino. DINÂMICA DO CURSO: 1 - Professor regente: MSc. João Maria de Oliveira 2 - Conteúdo em Matemática Básica com ênfase no ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio; 3 - Aulas aos sábados das 9h às 11h da manhã no auditório da 3ª DIRED (ao lado do CAIC de Nova Cruz); 4 - Todas as aulas serão ministradas com uso de projeto multimídia; 5 - Ao participante será necessário possuir um e-mail par...