
Diante das possibilidades de uma nova fase de epidemia da gripe suína, H1N1, acontecerá as 15 horas desta terça-feira (10), na SESAP (Secretaria Estadual de Saúde Pública) mais uma reunião com gestores e órgão envolvido na prevenção combate a doença.
O encontro contará com a presença de representantes do Conselho Regional de Medicina do RN, da Sociedade de Infectologia do estado e a secretária municipal de saúde de Natal.
Desde o início da nova gripe, 58 casos foram confirmados no Rio Grande do Norte - incluindo um óbito. 128 casos foram descartados, mas restam um grande número de casos cujos resultados estão pendentes. A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Juliana Araújo, explica que nos últimos 15 dias foram notificados vários casos de síndrome respiratória aguda grave, uma das suspeitas da gripe suína, e que independente de serem causados ou não pela Influenza A (H1N1), devem ser investigados. "Além disso, os primeiros países a notificar a nova gripe agora confirmaram que estão sofrendo uma segunda onda epidêmica da doença".
Diante desse panorama, a Sesap irá realizar uma reunião na tarde de hoje sobre a Influenza A, com representantes do Conselho Regional de Medicina, da Sociedade de Infectologia do Estado e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), além da secretária municipal de Saúde de Natal, Ana Tânia Sampaio. Na ocasião, serão enfatizadas as orientações aos médicos a respeito da gripe, como a necessidade de notificação dos casos suspeitos - representados por pacientes que apresentarem de forma associada os sintomas de febre acima de 38 graus, tosse e dificuldade respiratória - e a indicação do medicamento tamiflu para os grupos de risco.
Comentários
Postar um comentário