Pular para o conteúdo principal

Política: Ciência ou Arte?

 


Começaremos analisando o tema com a famosa frase de Aristóteles (84 – 322 a.C.) “O homem é um animal político” e a partir desta frase podemos dizer que no curso da História, a politica vem sendo definida como uma ciência que em sua essência estuda a direção e a administração do estado.

Mas no Brasil, a politica é tratada como Ciência ou uma Arte?

Lembrando: Tomada a palavra “ciência” originária do latin scientia, que significa “conhecimento”, derivado do verbo scire (“saber”), bem como a palavra “arte”, que é a expressão de um ideal estético para produzir a beleza como criação da atividade humana, surgem muitas dúvidas sobre estes significados na política brasileira.

Em qualquer uma das definições o certo é que a política ou a forma de faze-la vem piorando a cada ano no Brasil.

O elemento de desejo é o PODER e que ele venha a qualquer custo. Hoje os detentores de mandatos e poder não permitem que se faça oposição. Caso seja feita alguma crítica a forma de conduzir um governo a resposta não vem no campo político, ela ultrapassa todos os limites do bom senso e os ataques passam para ordem pessoal. Denigrir a imagem dos opositores e ataques pessoais são os elementos básicos para a receita de se manter no topo.

E nessa temática o eleitor deixa de escolher o melhor, pois com tantos ataques que os próprios políticos se desnudam uns aos outros e para o eleitor resta escolher entre o RUIM e o MENOS PIOR.

O sistema é tão viciado e vicioso que a cada eleição, novatos, bem-intencionados torna-se políticos profissionais e logo são “picados” pela mosca azul do PODER.

Mas em resumo podemos dizer: É o eleitor quem faz o ‘poderoso’ ou o ‘artista’.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2010: Números para deputados do RN...

O Instituto Start pesquisou a intenção de voto do eleitorado potiguar para a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal em 36 municípios. Confira os 31 candidatos mais citados na pesquisa para deputado estadual e os 09 para deputado federal: DEPUTADO ESTADUAL: 1º Luiz Almir - 2,1% 2º Tomba - 1,6% 3º Gilson Moura - 1,4% 4º Getúlio Rego - 1,3% 5º Agnelo Alves - 1,1% 6º Márcia Maia 0 0,9% 7º Claúdio Porpino - 0,7% 8º Lauro Maia - 0,75 9º Walter Alves - 0,7% 10º Vivaldo Costa - 0,7% 11º Larissa Rosado - 0,7% 12º Fernando Mineiro - 0,6% 13º Leonardo Nogueira - 0,6% 14º Antônio Jácome - 0,5% 15º Doutor Antonio Petrônio - 0,5% 16º George Soares - 0,5% 17º Gustavo Carvalho - 0,5% 18º Ezequiel Ferreira - 0,5% 19º Miguel Weber - - 0,4% 20º José Adécio - 0,4% 21º Flaviano Moreira - 0,4% 22º George - 0,4% 23º Dickson Nasser - 0,3% 24º Nelter Queiroz - 0,3% 25º Gesane Marinho - 0,3% 26º Carlos Santos - 0,3% 27º Ricardo Mota - 0,3% 28º Zé Júlio - 0,3% 29º Genivan Vale - 0,3% 30º Francisco José - 0,3%

Aula de revisão em Matemática Básica...

Diante de possibilidade de realização do concurso público para o município de Nova Cruz, conforme anunciado por representantes do executivo, estaremos disponibilizando 20 vagas para participação de um Curso de Revisão em Matemática Básica conforme programa disponibilizado pela COMPERVE. O curso será oferecido gratuitamente, contudo adesão está vinculado a doação de um quilograma de alimento para montar uma cesta básica a ser doada a alguma família carente e a posterior um brinquedo de baixo valor financeiro para se presentear crianças carentes no período natalino. DINÂMICA DO CURSO: 1 - Professor regente: MSc. João Maria de Oliveira 2 - Conteúdo em Matemática Básica com ênfase no ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio; 3 - Aulas aos sábados das 9h às 11h da manhã no auditório da 3ª DIRED (ao lado do CAIC de Nova Cruz); 4 - Todas as aulas serão ministradas com uso de projeto multimídia; 5 - Ao participante será necessário possuir um e-mail par