Além de um calendário de votação alterado pela primeira vez em quase três décadas, o pleito municipal de 2020 terá novas datas para etapas como realização de convenções partidárias, registro de candidaturas e propaganda.
Cenas tradicionais, como candidatos tomando um café na padaria e distribuindo cumprimentos e santinhos, terão de ser, no mínimo, adaptadas para um período em que o distanciamento social é a principal medida de prevenção à covid-19.
É provável, por exemplo, que você passe a escutar um carro de som circulando pela cidade com um candidato fazendo discursos e pedindo votos, mas sem deixar o veículo nem encostar nos eleitores.
Porém tem o lado bom da História
Um comício, em uma época em que as pessoas devem ficar afastadas uma das outras, não é algo recomendado. Mas os candidatos poderão discursar e se encontrar com lideranças de comunidades e personalidades famosas em lives. Imagine um comício que reunia, 4000 pessoas. Hoje, você consegue fazer isso com muito mais facilidade [em lives], com um custo muito menor, Além de economizar o tempo que seria gasto em deslocamentos e permitir mais compromissos na agenda do dia do candidato, as lives ainda podem ter efeito no caixa das campanhas.
Um disparo no WhatsApp é muito mais barato do que organizar um comício.
Sem duvidas que as campanhas não serão 100% virtuais. Algum tipo de agenda física vai continuar acontecendo. Mas o ‘Novo Normal” vai exigir dos candidatos e suas equipes um desdobramento inédito em busca do voto e conquista do eleitor.
Comentários
Postar um comentário