Pular para o conteúdo principal

Opinião: Balanço administrativo do prefeito Flávio Nogueira em Nova Cruz ...


Foto: Internet

Em 2019 o município de Nova Cruz vivenciou uma situação atípica no contexto político. Logo no primeiro mês do ano o titular do executivo, eleito em 2016, o prefeito Targino Pereira, faleceu. A vacância no cargo possibilitou  a posse de seu até então vice, o empresário Flávio Nogueira (de Beroi).

Envolto em uma crise interna que tinham como agentes membros do próprio grupo político eleito no pleito de 2016, a primeira canetada de Flávio (de Beroi) foi exonerar  praticamente todos os secretários de Targino Pereira e demitir vários dos contratados  pelo ex-prefeito, o que causou em imenso “mal estar” político dentre os próprios correligionários.

Aos poucos, a sede pelo poder, fez alguns desses exonerados e (ex)cluidos voltarem a fazer parte do novo governo. Alguns até mesmo para corrigir erros gritantes nas indicações iniciais do prefeito.

Depois de fevereiro e março com a gestão “patinando” o prefeito Flávio foi ajustando sua administração a partir do quarto mês do ano.

Contanto com a contribuição valiosa das emendas conseguidas durante 2017 pelo então prefeito Targino Pereira e até mesmo pelo ex-prefeito Cid Arruda, o atual, Flávio, foi dando foco em sua gestão com ênfase na estrutura das principais ruas de Nova Cruz. Porém esquecendo completamente os bairros afastados do centro, os periféricos e a zona rural.

No final de um primeiro ano de mandato, o prefeito emplaca no lado positivo da gestão o recapeamento asfáltico das ruas principais e a troca da iluminação.

Mas como para toda gestão há ônus e bônus, do outro lado da moeda, ou seja, o negativo,  estão:  O esquecimento na estrutura dos bairros e da zona rural, a quebra do grupo político, as "gafes" cometidas nas redes sociais pela equipe de marketing; Sem contar as cobranças, até judicialmente, do IPTU. Imposto prometido em palanque que seria banido das tarifas municipais.

Sobre o salário dos funcionários pagos antes do fim do mês não entraremos no mérito, pois sempre foi dito que pagar em dia é obrigação de todo gestor e antecipar pagando dentro do mês é pagar em dia.

Em um balaço final entre ações e ignorações fica a certeza que o prefeito poderia ter se saido melhor. Já para a maioria de seu grupo político é mas fácil vê os acertos e ignorar os erros.

Para 2020, ano das eleições municipais, resta saber se o prefeito continua com “bala na agulha” para investir em sua gestão, se teve força política para empenhar emendas, se principalmente ficará com a legenda do MDB e sobretudo se mantém ao seu lado a maioria da bancada de vereadores.

Isto posto é esperar para o desenrolar administrativo e político em 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2010: Números para deputados do RN...

O Instituto Start pesquisou a intenção de voto do eleitorado potiguar para a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal em 36 municípios. Confira os 31 candidatos mais citados na pesquisa para deputado estadual e os 09 para deputado federal: DEPUTADO ESTADUAL: 1º Luiz Almir - 2,1% 2º Tomba - 1,6% 3º Gilson Moura - 1,4% 4º Getúlio Rego - 1,3% 5º Agnelo Alves - 1,1% 6º Márcia Maia 0 0,9% 7º Claúdio Porpino - 0,7% 8º Lauro Maia - 0,75 9º Walter Alves - 0,7% 10º Vivaldo Costa - 0,7% 11º Larissa Rosado - 0,7% 12º Fernando Mineiro - 0,6% 13º Leonardo Nogueira - 0,6% 14º Antônio Jácome - 0,5% 15º Doutor Antonio Petrônio - 0,5% 16º George Soares - 0,5% 17º Gustavo Carvalho - 0,5% 18º Ezequiel Ferreira - 0,5% 19º Miguel Weber - - 0,4% 20º José Adécio - 0,4% 21º Flaviano Moreira - 0,4% 22º George - 0,4% 23º Dickson Nasser - 0,3% 24º Nelter Queiroz - 0,3% 25º Gesane Marinho - 0,3% 26º Carlos Santos - 0,3% 27º Ricardo Mota - 0,3% 28º Zé Júlio - 0,3% 29º Genivan Vale - 0,3% 30º Francisco José - 0,3%...

Aula de revisão em Matemática Básica...

Diante de possibilidade de realização do concurso público para o município de Nova Cruz, conforme anunciado por representantes do executivo, estaremos disponibilizando 20 vagas para participação de um Curso de Revisão em Matemática Básica conforme programa disponibilizado pela COMPERVE. O curso será oferecido gratuitamente, contudo adesão está vinculado a doação de um quilograma de alimento para montar uma cesta básica a ser doada a alguma família carente e a posterior um brinquedo de baixo valor financeiro para se presentear crianças carentes no período natalino. DINÂMICA DO CURSO: 1 - Professor regente: MSc. João Maria de Oliveira 2 - Conteúdo em Matemática Básica com ênfase no ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio; 3 - Aulas aos sábados das 9h às 11h da manhã no auditório da 3ª DIRED (ao lado do CAIC de Nova Cruz); 4 - Todas as aulas serão ministradas com uso de projeto multimídia; 5 - Ao participante será necessário possuir um e-mail par...

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio...

O jovem identificado como Júnior Alves Filho de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17),  no bairro Bela Vista em Santo Antônio  na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú. De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. As causas que levaram o jovem a  praticar o suicídio ainda são desconhecido pelos familiares. A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia - ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais. O sepultamento do jovem de 19 anos será realizado nesta sexta-feira (18), às 08h. Juninho como era conhecido deixou sua esposa e uma filha de dois anos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.  Fonte: Amigosdaonca