O Sistema de Avaliação da
Educação Básica (Saeb) vai mudar na sua próxima edição. E vai começar já pelo
nome. A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Avaliação Nacional do
Rendimento Escolar (Anresc, também conhecida como Prova Brasil) deixarão de
existir com essa nomenclatura. A partir de 2019, todas as avaliações externas
serão identificadas como Saeb. O que vai marcar as diferenças será a indicação
da etapa e das áreas do conhecimento avaliadas.
Outra novidade é que o Saeb passa
a incluir também a Educação Infantil, além do Ensino Fundamental e Médio, que
já eram avaliados. As aplicações acontecem para turmas de creche, pré-escola,
2º ano, 5º ano, 9º ano e 3ª série do Ensino Médio. O 3º ano do Fundamental, que
era coberto pela ANA, deixa de ser avaliado. Essa mudança acontece por causa da
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece o fim do ciclo de
alfabetização no 2º ano e não mais no 3º.
A ANA e a Prova Brasil, aplicadas
no Ensino Fundamental e Médio, exploravam Língua Portuguesa e Matemática. Já na
próxima edição, o 9º ano deverá também contemplar as áreas de Ciências da
Natureza e de Ciências Humanas no escopo do teste.
As frequências e os anos de
aplicação também sofrem alterações. A partir de 2019, todas as avaliações da
Educação Básica serão aplicadas em anos ímpares, e a divulgação dos resultados
acontece nos anos pares. Até então, cada uma era aplicada de acordo com
diretrizes específicas. A ANA, por exemplo, tinha uma frequência anual,
enquanto a Prova Brasil era bienal.
Haverá ainda aprimoramento nos
questionários e plataformas do Saeb, além da revisão das matrizes de avaliação.
A última revisão ocorreu em 2001. “O novo Saeb moderniza a sua arquitetura para
acoplar aos resultados de desempenho dos alunos uma análise dos fatores
associados a esse desempenho”, disse Maria Inês Fini, presidente do Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),
responsável pelo Saeb. De acordo com Maria Inês, isso vai permitir que gestores
e equipes técnicas das secretarias de Educação compreendam o resultado do
desempenho dos alunos no contexto real e social onde ele ocorre.
Comentários
Postar um comentário