O Facebook confirmou ontem (24)
que vai adotar no Brasil ferramentas de transparência para o uso da plataforma
durante as eleições, especialmente por partidos e candidatos e no
impulsionamento de conteúdos. O país será o segundo do mundo, depois dos
Estados Unidos, onde esses recursos técnicos serão disponibilizados.
Os anúncios pagos relacionados às
eleições serão identificados como “propaganda eleitoral”. Aqueles publicados
por candidatos vão mostrar o CPF dele, bem como a legenda à qual é filiado. Já
os anúncios de partidos vão conter o CNPJ da agremiação. Segundo a legislação
eleitoral, apenas esses dois atores podem impulsionar conteúdos no pleito de
outubro.
Para utilizar a identificação, é
preciso fazer um cadastro no Facebook. Neste processo, a plataforma vai
verificar a identidade do responsável e sua residência, com o intuito de evitar
que pessoas de fora do país possam impulsionar conteúdos.
O procedimento será
disponibilizado a partir do dia 31 de julho e será exibido a partir de 16 de
agosto. Caso um candidato ou partido não se cadastre e divulgue posts pagos sem
o selo, fica sujeito à fiscalização do Tribunal Superior Eleitoral.
Agência Brasil
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