Pular para o conteúdo principal

Por falta de auxílio governamental, mães de crianças com microcefalia protestam em Natal...

Mães de crianças com microcefalia se reuniram em um protesto realizado em Natal, nesta segunda-feira (7), para reclamar das falhas no atendimento aos pacientes da doença. Elas reclamam das recorrentes interrupções do atendimento médico por causa das greves dos servidores públicos, e também da falta de medicamentos na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat).

A dona de casa Valdenice Almeida, mãe da menina Vitória, portadora da doença, diz que parte do tratamento da filha, a fisioterapia e terapia da visão, está prejudicado em virtude das paralisações. “Agora já faz um mês que tá em greve o CRI (Centro de Reabilitação Infantil”, reclama.

As mulheres, carregando os filhos, se juntaram em frente a Governadoria do Estado, no Centro Administrativo, para pedir melhorias na oferta de tratamento por parte do Estado. No que diz respeito aos remédios, as mães de crianças com microcefalia reclamam da falta de medicamentos fornecidos gratuitamente na Unicat para controlar as crises convulsivas das crianças. Segundo elas, o remédio está em falta há nove meses. Nas farmácias, o medicamento, que dura menos de um mês, custa R$ 300.

“Dizem que está em falta e não tem nem previsão de chegar”, é o que afirma a dona de casa Érica Santos, mãe de uma paciente, sobre o que informam os servidores da Unicat a respeito dos remédios. Érica afirma ainda que precisa retirar dinheiro do benefício da filha para arcar com a despesa.


Em nota, a Unidade Central de Agentes Terapêuticos informou que está em andamento um processo emergencial para aquisição dos medicamentos. Em relação à greve dos servidores, que durou mais de um mês, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) disse que a paralisação terminou na sexta-feira (4).

Fonte e texto: G1-RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2010: Números para deputados do RN...

O Instituto Start pesquisou a intenção de voto do eleitorado potiguar para a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal em 36 municípios. Confira os 31 candidatos mais citados na pesquisa para deputado estadual e os 09 para deputado federal: DEPUTADO ESTADUAL: 1º Luiz Almir - 2,1% 2º Tomba - 1,6% 3º Gilson Moura - 1,4% 4º Getúlio Rego - 1,3% 5º Agnelo Alves - 1,1% 6º Márcia Maia 0 0,9% 7º Claúdio Porpino - 0,7% 8º Lauro Maia - 0,75 9º Walter Alves - 0,7% 10º Vivaldo Costa - 0,7% 11º Larissa Rosado - 0,7% 12º Fernando Mineiro - 0,6% 13º Leonardo Nogueira - 0,6% 14º Antônio Jácome - 0,5% 15º Doutor Antonio Petrônio - 0,5% 16º George Soares - 0,5% 17º Gustavo Carvalho - 0,5% 18º Ezequiel Ferreira - 0,5% 19º Miguel Weber - - 0,4% 20º José Adécio - 0,4% 21º Flaviano Moreira - 0,4% 22º George - 0,4% 23º Dickson Nasser - 0,3% 24º Nelter Queiroz - 0,3% 25º Gesane Marinho - 0,3% 26º Carlos Santos - 0,3% 27º Ricardo Mota - 0,3% 28º Zé Júlio - 0,3% 29º Genivan Vale - 0,3% 30º Francisco José - 0,3%...

Aula de revisão em Matemática Básica...

Diante de possibilidade de realização do concurso público para o município de Nova Cruz, conforme anunciado por representantes do executivo, estaremos disponibilizando 20 vagas para participação de um Curso de Revisão em Matemática Básica conforme programa disponibilizado pela COMPERVE. O curso será oferecido gratuitamente, contudo adesão está vinculado a doação de um quilograma de alimento para montar uma cesta básica a ser doada a alguma família carente e a posterior um brinquedo de baixo valor financeiro para se presentear crianças carentes no período natalino. DINÂMICA DO CURSO: 1 - Professor regente: MSc. João Maria de Oliveira 2 - Conteúdo em Matemática Básica com ênfase no ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio; 3 - Aulas aos sábados das 9h às 11h da manhã no auditório da 3ª DIRED (ao lado do CAIC de Nova Cruz); 4 - Todas as aulas serão ministradas com uso de projeto multimídia; 5 - Ao participante será necessário possuir um e-mail par...

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio...

O jovem identificado como Júnior Alves Filho de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17),  no bairro Bela Vista em Santo Antônio  na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú. De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. As causas que levaram o jovem a  praticar o suicídio ainda são desconhecido pelos familiares. A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia - ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais. O sepultamento do jovem de 19 anos será realizado nesta sexta-feira (18), às 08h. Juninho como era conhecido deixou sua esposa e uma filha de dois anos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.  Fonte: Amigosdaonca