O que mais tem se falado nos últimos anos é da falta de qualidade na educação das crianças e jovens no Brasil.
Um verdadeiro fracasso quando submetido a parâmetros comparativos a outros países.
Esse fator que ocorre a muito tempo e fruto de vários fatores, mas pelos menos quatro devem ser levado em conta com maior ênfase:
1 - Camuflagem da real aprendizagem através de promoções automáticas e falta de uma avaliação sistemática e sistêmica;
2 - Falta continuidade em projetos e ações quando ocorre mudanças de gestores;
3 - Politicagem causadas por partidarismos e falta de conhecimentos de Leis, Parâmetros e Diretrizes;
4 - Ausências de melhores condições de trabalho para professor(a) e ambiente de aprendizagem adequado aos educandos.
Para cita um exemplo apenas, o MEC através da Secretária de Educação Básica estabeleceu os "Parâmetros Nacionais para Educação Básica" em dois volumes.
Em seu item 8 o PNE do módulo 2 nas páginas 35 e 36, trata de formação de turmas da educação básica com a seguinte redação:
8 - A organização em agrupamentos ou turmas de crianças nas
instituições de Educação Infantil é flexível e deve estar prevista
na proposta pedagógica da instituição.
8.1 - Os grupos ou turmas de crianças são organizados por faixa etá-
ria (1 ano, 2 anos, etc.) ou envolvendo mais de uma faixa etária
(0 a 2, 1 a 3, etc.)...
8.4 - A relação entre o número de crianças por agrupamento ou turma
e o número de professoras ou professores de Educação
Infantil por agrupamento varia de acordo com a faixa etária:
- uma professora ou um professor para cada 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos;
- uma professora ou um professor para cada 15 crianças de 3 anos;
- uma professora ou um professor para cada 20 crianças acima de 4 anos.
Na verdade em muitos municípios esse parâmetro é totalmente ignorado e a distribuição de números de alunos e de professores está atrelado aquele ou aquela profissional que votou ou não no grupo político que está no poder e o critério é o seguinte: "Ao aliado a benevolência ao adversário o cunho da Lei ou até a desobediência dela."
Este é apenas um dos exemplos de diversos que assolam nossas escolas, aliás, nossos governantes e gestores escolares.
Uma vergonha que deve ser combatida e extinta do meio educacional.
Para ver os módulos click nos links abaixo:
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