Pular para o conteúdo principal

Eleições 2016: Faça valer seu voto...

No Brasil, de dois em dois anos, temos eleições livres, que são o princípio mais básico da Democracia. Neste ano, no dia 2 de outubro, em cada município vamos eleger o prefeito e os vereadores.

O cidadão é chamado a escolher seus representantes, aos quais confere autoridade para tomar decisões políticas, que vão definir o bem-estar de nossa família e de nossa cidade.
O nosso voto pode ajudar muitas pessoas a viver com mais dignidade. O prefeito e os vereadores vão cuidar de tudo o que faz parte de nosso dia-a-dia: ruas, praças, lixo, esgoto, água, segurança, educação, lazer, saúde, assistência para crianças, idosos e pessoas com deficiência, abastecimento, planejamento urbano, transporte coletivo e trânsito, entre outras coisas.

Ao votar! Pense não somente em você e em seu bairro, pense em sua cidade!

Ao votar com consciência você estará praticando um ato de solidariedade com os munícipes, pois o Município vai melhorar se escolhermos bem o prefeito e os vereadores.

O voto é responsabilidade de cada um, é pessoal e intransferível. Mas buscar informações sobre os candidatos e discutir suas propostas, isto pode ser feito em grupo. E você pode contar com a imprensa, TV, amigos, associações de bairro, debates, folhetos.


INFORMAÇÕES QUE PODEM CONTAR NA HORA DO VOTO

Para fazer uma boa escolha, temos que buscar o maior número possível de informações sobre os candidatos:

1. Honestidade é o primeiro dever de todo cidadão.
A primeira exigência é que o candidato seja honesto. A honestidade de um político é demonstrada no trato com os recursos públicos que ele gerencia. A transparência nas ações e na prestação de contas é fundamental.

2. Quem é meu candidato?
É importante conhecer o passado do candidato. Se nunca exerceu cargo público, que contribuição tem dado à nossa comunidade, ao bairro ou a nossa cidade? Se foi prefeito ou vereador, como atuou? Tem mostrado empenho na promoção dos mais pobres e excluídos?

 3. Competência, capacidade administrativa e liderança.
Não bastam títulos ou diplomas. Verifique qual é a real experiência de vida do candidato e sua atuação pública. Verifique se já mostrou capacidade de liderança. Saber lutar por aquilo que é de interesse público é uma das características essenciais a um bom político. Ele deve saber a hora de negociar em busca de um acordo.

 4. Propostas
Todo candidato apresenta propostas, que não apenas devem ser boas e adequadas para solucionar problemas, mas também têm que ser viáveis.

 5. Se eleito, com quem irá trabalhar?
Todo candidato tem ligações e não irá trabalhar sozinho. Por isso, é preciso verificar: A qual partido é filiado? Já trocou de partido várias vezes? O partido e o candidato oferecem garantias de fidelidade a seus programas? O candidato ou o partido já esteve envolvido em algum escândalo?

 6. Quem está apoiando a campanha do candidato?
Com que dinheiro e com o apoio de quem o candidato faz campanha? Foi indicado por uma comunidade, uma associação de bairro, um partido organizado e sério? Ou é um político a serviço de si mesmo, que investe dinheiro para se eleger e ter poder?

Faça sua  escolha e vote no melhor para sua cidade, ela merece.

Comissão Arquidiocesana de Fé e Política ( com alterações)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2010: Números para deputados do RN...

O Instituto Start pesquisou a intenção de voto do eleitorado potiguar para a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal em 36 municípios. Confira os 31 candidatos mais citados na pesquisa para deputado estadual e os 09 para deputado federal: DEPUTADO ESTADUAL: 1º Luiz Almir - 2,1% 2º Tomba - 1,6% 3º Gilson Moura - 1,4% 4º Getúlio Rego - 1,3% 5º Agnelo Alves - 1,1% 6º Márcia Maia 0 0,9% 7º Claúdio Porpino - 0,7% 8º Lauro Maia - 0,75 9º Walter Alves - 0,7% 10º Vivaldo Costa - 0,7% 11º Larissa Rosado - 0,7% 12º Fernando Mineiro - 0,6% 13º Leonardo Nogueira - 0,6% 14º Antônio Jácome - 0,5% 15º Doutor Antonio Petrônio - 0,5% 16º George Soares - 0,5% 17º Gustavo Carvalho - 0,5% 18º Ezequiel Ferreira - 0,5% 19º Miguel Weber - - 0,4% 20º José Adécio - 0,4% 21º Flaviano Moreira - 0,4% 22º George - 0,4% 23º Dickson Nasser - 0,3% 24º Nelter Queiroz - 0,3% 25º Gesane Marinho - 0,3% 26º Carlos Santos - 0,3% 27º Ricardo Mota - 0,3% 28º Zé Júlio - 0,3% 29º Genivan Vale - 0,3% 30º Francisco José - 0,3%

Política: Ciência ou Arte?

  Começaremos analisando o tema com a famosa frase de Aristóteles (84 – 322 a.C.) “O homem é um animal político” e a partir desta frase podemos dizer que no curso da História, a politica vem sendo definida como uma ciência que em sua essência estuda a direção e a administração do estado. Mas no Brasil, a politica é tratada como Ciência ou uma Arte? Lembrando: Tomada a palavra “ciência” originária do latin scientia, que significa “conhecimento”, derivado do verbo scire (“saber”), bem como a palavra “arte”, que é a expressão de um ideal estético para produzir a beleza como criação da atividade humana, surgem muitas dúvidas sobre estes significados na política brasileira. Em qualquer uma das definições o certo é que a política ou a forma de faze-la vem piorando a cada ano no Brasil. O elemento de desejo é o PODER e que ele venha a qualquer custo. Hoje os detentores de mandatos e poder não permitem que se faça oposição. Caso seja feita alguma crítica a forma de conduzir um governo

Aula de revisão em Matemática Básica...

Diante de possibilidade de realização do concurso público para o município de Nova Cruz, conforme anunciado por representantes do executivo, estaremos disponibilizando 20 vagas para participação de um Curso de Revisão em Matemática Básica conforme programa disponibilizado pela COMPERVE. O curso será oferecido gratuitamente, contudo adesão está vinculado a doação de um quilograma de alimento para montar uma cesta básica a ser doada a alguma família carente e a posterior um brinquedo de baixo valor financeiro para se presentear crianças carentes no período natalino. DINÂMICA DO CURSO: 1 - Professor regente: MSc. João Maria de Oliveira 2 - Conteúdo em Matemática Básica com ênfase no ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio; 3 - Aulas aos sábados das 9h às 11h da manhã no auditório da 3ª DIRED (ao lado do CAIC de Nova Cruz); 4 - Todas as aulas serão ministradas com uso de projeto multimídia; 5 - Ao participante será necessário possuir um e-mail par