Pular para o conteúdo principal

Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2016 termina hoje (25/05)...

O Enem 2016 já tem dia e hora para acontecer. Nos dias 5 e 6 de novembro, cerca de 8 milhões de estudantes devem encarar as provas do maior vestibular do Brasil.
Se você também vai fazer o Exame para entrar na disputa por uma vaga na universidade, é preciso preparar-se desde já. As inscrições para o Enem abrem no mês de maio e você terá alguns dias para preencher seus dados e pagar a taxa de inscrição.
Esse é um detalhe, aliás, que você deve acompanhar bem de perto. Quem não efetuar o pagamento ou solicitar isenção vai ficar de fora do Enem em 2016 e precisará esperar até o ano que vem para fazer o próximo.
Como nós temos certeza de que você não quer perder o Enem por uma mancada tão boba, preparamos um guia para orientá-lo sobre todos os detalhes do pagamento da taxa do Exame: quanto custa, onde pagar, quem pode pedir isenção, datas-limite e muito mais. Confira!

Quanto custa a inscrição do Enem 2016?

Este ano, a taxa de inscrição do Enem vai custar R$ 68,00.
Com esse valor, você faz as todas provas do Exame e ainda tem direito a concorrer aos três grandes programas de acesso ao ensino superior do Governo Federal sem ter que pagar nem um centavo a mais por isso, caso preencha os requisitos de participação:
-Sistema de Seleção Unificada (Sisu): distribui vagas em universidades públicas de todo o País.
-Programa Universidade da Todos (ProUni): que concede bolsas de estudos integrais ou parciais a pessoas de baixa renda em faculdades particulares bem avaliadas pelo Ministério da Educação.
-Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): crédito estudantil voltado a pessoas de baixa renda que financia a faculdade a juros baixos.
E tem mais: o valor também permite que o estudante concorra a vagas em cursos técnicos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) e obtenha o certificado de conclusão do ensino médio. Este último vale para candidatos com idade a partir de 18 anos que não terminaram os estudos em uma escola regular.

Onde pagar a taxa de inscrição do Enem 2016?

Este ano o MEC resolveu facilitar ainda mais a vida de quem vai fazer o Enem. Agora a taxa de inscrição pode ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios!

Dá para parcelar a taxa de inscrição do Enem 2016?

Não.O boleto tem que ser pago à vista.
Se você pagar o boleto no banco onde tem conta, poderá fazer o débito na conta corrente ou na poupança, na própria agência.

Precisa apresentar algum documento para pagar o boleto do Enem 2016?

Não. Basta levar o boleto impresso e o dinheiro a qualquer local de pagamento.

Qual o prazo do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2016?

Quem se inscrever no Enem 2016 terá até o dia 25 de maio para efetuar o pagamento da taxa.
É importante que você fique ligado nas datas, porque o MEC não vai aceitar atrasos, nem que você tenha a melhor desculpa do mundo. Quem perder, vai ter que esperar até o próximo ano para fazer o Enem.
O ideal é pagar a taxa o quanto antes e garantir logo sua participação no Exame. Quem deixar para a última hora correrá o risco de enfrentar problemas de congestionamento no sistema bancário, feriados municipais, erro de processamento ou qualquer outro contratempo.

Como faço para acessar o boleto de pagamento?

O boleto está disponível na Página do Participante do Enem e pode ser baixado e impresso quantas vezes for necessário.
Você também pode salvar o arquivo em um pen-drive ou enviá-lo por e-mail, caso não tenha impressora em casa e precise imprimir em um outro local.

Quem pode pedir isenção do Enem 2016?

O Enem será gratuito a todos os estudantes do último ano do ensino médio matriculados em escolas públicas. Para isso, basta informar o nome da escola no momento da inscrição. O sistema irá recuperar os dados da instituição e fazer a isenção automaticamente. Não é preciso enviar qualquer documentação nesse caso.
Quem comprovar baixa renda familiar pode pedir isenção da taxa de inscrição. Para isso, basta preencher o questionário socioeconômico que estará disponível no sistema durante as inscrições.
A princípio, o MEC não irá solicitar nenhum documento a quem pedir isenção da taxa. Mas a recomendação é que você tenha tudo em mãos, caso haja necessidade de apresentá-los.
Quem pediu isenção no ano anterior e não compareceu às provas vai ter que dar uma boa explicação ao MEC caso esteja pensando em solicitar o benefício novamente. Se a justificativa não for aceita, você só conseguirá participar do Enem 2016 se pagar a taxa de inscrição.

Confirmação de pagamento ou isenção do Enem 2016

Todos os candidatos devem acompanhar se a inscrição foi aceita e se está tudo certo com os dados informados.
A informação deve ser checada na Página do Participante durante o período de inscrições.

Esse acompanhamento é especialmente importante para quem pedir a isenção da taxa de inscrição. Caso o MEC não aceite a solicitação, o candidato terá um prazo para baixar o boleto, pagar a taxa e garantir a participação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2010: Números para deputados do RN...

O Instituto Start pesquisou a intenção de voto do eleitorado potiguar para a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal em 36 municípios. Confira os 31 candidatos mais citados na pesquisa para deputado estadual e os 09 para deputado federal: DEPUTADO ESTADUAL: 1º Luiz Almir - 2,1% 2º Tomba - 1,6% 3º Gilson Moura - 1,4% 4º Getúlio Rego - 1,3% 5º Agnelo Alves - 1,1% 6º Márcia Maia 0 0,9% 7º Claúdio Porpino - 0,7% 8º Lauro Maia - 0,75 9º Walter Alves - 0,7% 10º Vivaldo Costa - 0,7% 11º Larissa Rosado - 0,7% 12º Fernando Mineiro - 0,6% 13º Leonardo Nogueira - 0,6% 14º Antônio Jácome - 0,5% 15º Doutor Antonio Petrônio - 0,5% 16º George Soares - 0,5% 17º Gustavo Carvalho - 0,5% 18º Ezequiel Ferreira - 0,5% 19º Miguel Weber - - 0,4% 20º José Adécio - 0,4% 21º Flaviano Moreira - 0,4% 22º George - 0,4% 23º Dickson Nasser - 0,3% 24º Nelter Queiroz - 0,3% 25º Gesane Marinho - 0,3% 26º Carlos Santos - 0,3% 27º Ricardo Mota - 0,3% 28º Zé Júlio - 0,3% 29º Genivan Vale - 0,3% 30º Francisco José - 0,3%...

Aula de revisão em Matemática Básica...

Diante de possibilidade de realização do concurso público para o município de Nova Cruz, conforme anunciado por representantes do executivo, estaremos disponibilizando 20 vagas para participação de um Curso de Revisão em Matemática Básica conforme programa disponibilizado pela COMPERVE. O curso será oferecido gratuitamente, contudo adesão está vinculado a doação de um quilograma de alimento para montar uma cesta básica a ser doada a alguma família carente e a posterior um brinquedo de baixo valor financeiro para se presentear crianças carentes no período natalino. DINÂMICA DO CURSO: 1 - Professor regente: MSc. João Maria de Oliveira 2 - Conteúdo em Matemática Básica com ênfase no ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio; 3 - Aulas aos sábados das 9h às 11h da manhã no auditório da 3ª DIRED (ao lado do CAIC de Nova Cruz); 4 - Todas as aulas serão ministradas com uso de projeto multimídia; 5 - Ao participante será necessário possuir um e-mail par...

Letra e música para tocar nas eleições 2012...

  Tá nervoso, tome um chá, fica frio não adianta esquentar, guarde seu dinheiro que não da pra mim comprar O funcionário não pode se declarar, pois demitido rapidinho ele será; tá vigiado não pode nem respirar, isso tudo é um absurdo, desse jeito assim não dá;  Tá nervoso tome um chá, fica frio não adianta esquentar, tá nervoso, tome um chá, guarde o dinheiro que não da pra mim comprar; Com esse prefeito a ditadura ainda impera mais em outubro agente se livra dela; Mesmo sofrido nosso povo está de pé, sem dinheiro agente vota no doutor que a gente quer; Tá nervoso, tome um chá, fica frio não adianta esquentar, tá nervoso tome um chá, guarde o dinheiro que não da pra mim comprar;  ...Esse prefeito não sabe nem conversar, pavio curto bota logo pra brigar, e nosso povo maltratado pra chuchu, vão preparando a resposta pra o mandão do Pajeú...; Tu tá gastando atoa, aqui só tem gente boa, e tu não pode comprar; Tá nervo...