Pular para o conteúdo principal

Ensino médio do RN 'congela' Ideb...

O Rio Grande do Norte  atingiu nota 4,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental em 2011. Um aumento de 0,4 ponto tendo em vista que a meta do Estado era  3,8 pontos. Apesar do avanço, o RN ficou abaixo da média nacional (5,0) e da média regional (nordeste) que foi 4,2. Os dados da última edição do Ideb foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC. Enquanto a meta para a educação básica foi atingida, o Ideb do ensino médio  regular no RN não apresentou nenhum crescimento em relação a 2009. A meta estabelecida era de 3,2 pontos, mas se manteve em 3,1 pontos.

O indicador avalia a qualidade do ensino do país a partir das taxas de aprovação e do desempenho de escolas, municípios e estados na Prova Brasil). Desde a criação do indicador, em 2005, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais.

 A média nacional foi de 5 pontos, com Minas Gerais e Santa Catarina como os estados com maiores pontuações, de 5,9 e 5,8, respectivamente. O Nordeste apresenta os índices mais baixos do Ideb nos anos finais do ensino fundamental. A média na região é de 3,5 pontos, acima da meta projetada de 3,3 pontos. O destaque da região foi o Ceará, com 4,2 pontos, acima da meta projetada. Alagoas teve a pior marca do país, com 2,9 pontos, mesmo índice registrado em 2009.

A leitura dos dados mostra um desafio insistente no ensino brasileiro: a situação tem melhora no início da educação básica, mas piora com o passar dos anos e dos ciclos. Apesar de a meta nacional do ensino médio, de 3,7, ter sido atingida nesta etapa, os sistemas estaduais de dez unidades da Federação apresentaram índices inferiores aos da edição de 2009. O Inep estipulou uma meta nacional de 5,2 para ser alcançada no ensino médio em 2021. Além das metas estaduais e nacional, o Ideb traça metas para cada escola.

Fonte: Tribuna do Norte

DO BLOG:

O que vem acontecendo no RN e em quase todos os estados e municípios do Brasil, é que nós professores esquecemos de dar aulas e cobrar através de uma avaliação diagnóstica a aprendizagem dos alunos.

Atualmente, em grande maioria, os alunos só precisam "ler algumas linhas" em frente da turma, recordar algumas figuras e colar em cartolina ou fazer uma paródia e pronto! Está apto a avançar na série.

Quando se deparam com as provas que de fato são cobradas pelas instituições (MEC, UNIVERSIDADES, CONCURSOS, ETC) os alunos não estão preparados para "enfrenta-las" pois não foram preparados para tal nível de cobrança.

Também, diga-se de passagem, tem sempre um supervisor para apregoar que as aulas tem que ser agradáveis, divertidas, prazerosas. Esquecem que estudar é sacrifício e uma forma de trabalho, que são antônimos do discurso citado.

A solução do governo é criar cotas e camuflar a real aprendizagem...

Caros alunos não se sintam desprestigiados, pois vocês são as grandes vítimas do sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2010: Números para deputados do RN...

O Instituto Start pesquisou a intenção de voto do eleitorado potiguar para a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal em 36 municípios. Confira os 31 candidatos mais citados na pesquisa para deputado estadual e os 09 para deputado federal: DEPUTADO ESTADUAL: 1º Luiz Almir - 2,1% 2º Tomba - 1,6% 3º Gilson Moura - 1,4% 4º Getúlio Rego - 1,3% 5º Agnelo Alves - 1,1% 6º Márcia Maia 0 0,9% 7º Claúdio Porpino - 0,7% 8º Lauro Maia - 0,75 9º Walter Alves - 0,7% 10º Vivaldo Costa - 0,7% 11º Larissa Rosado - 0,7% 12º Fernando Mineiro - 0,6% 13º Leonardo Nogueira - 0,6% 14º Antônio Jácome - 0,5% 15º Doutor Antonio Petrônio - 0,5% 16º George Soares - 0,5% 17º Gustavo Carvalho - 0,5% 18º Ezequiel Ferreira - 0,5% 19º Miguel Weber - - 0,4% 20º José Adécio - 0,4% 21º Flaviano Moreira - 0,4% 22º George - 0,4% 23º Dickson Nasser - 0,3% 24º Nelter Queiroz - 0,3% 25º Gesane Marinho - 0,3% 26º Carlos Santos - 0,3% 27º Ricardo Mota - 0,3% 28º Zé Júlio - 0,3% 29º Genivan Vale - 0,3% 30º Francisco José - 0,3%...

Aula de revisão em Matemática Básica...

Diante de possibilidade de realização do concurso público para o município de Nova Cruz, conforme anunciado por representantes do executivo, estaremos disponibilizando 20 vagas para participação de um Curso de Revisão em Matemática Básica conforme programa disponibilizado pela COMPERVE. O curso será oferecido gratuitamente, contudo adesão está vinculado a doação de um quilograma de alimento para montar uma cesta básica a ser doada a alguma família carente e a posterior um brinquedo de baixo valor financeiro para se presentear crianças carentes no período natalino. DINÂMICA DO CURSO: 1 - Professor regente: MSc. João Maria de Oliveira 2 - Conteúdo em Matemática Básica com ênfase no ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio; 3 - Aulas aos sábados das 9h às 11h da manhã no auditório da 3ª DIRED (ao lado do CAIC de Nova Cruz); 4 - Todas as aulas serão ministradas com uso de projeto multimídia; 5 - Ao participante será necessário possuir um e-mail par...

Letra e música para tocar nas eleições 2012...

  Tá nervoso, tome um chá, fica frio não adianta esquentar, guarde seu dinheiro que não da pra mim comprar O funcionário não pode se declarar, pois demitido rapidinho ele será; tá vigiado não pode nem respirar, isso tudo é um absurdo, desse jeito assim não dá;  Tá nervoso tome um chá, fica frio não adianta esquentar, tá nervoso, tome um chá, guarde o dinheiro que não da pra mim comprar; Com esse prefeito a ditadura ainda impera mais em outubro agente se livra dela; Mesmo sofrido nosso povo está de pé, sem dinheiro agente vota no doutor que a gente quer; Tá nervoso, tome um chá, fica frio não adianta esquentar, tá nervoso tome um chá, guarde o dinheiro que não da pra mim comprar;  ...Esse prefeito não sabe nem conversar, pavio curto bota logo pra brigar, e nosso povo maltratado pra chuchu, vão preparando a resposta pra o mandão do Pajeú...; Tu tá gastando atoa, aqui só tem gente boa, e tu não pode comprar; Tá nervo...