A maior tempestade solar em cinco anos a atingir a Terra pode ter causado preocupação, mas também provocou cenários espetaculares pelo mundo. A enorme onda de radiação na atmosfera criou um brilhante show da aurora boreal perto de Yellowknife, no Canadá, na quinta-feira (8). (Foto: The Canadian Press / Bill Braden / AP Photo)
A maior tempestade solar em cinco anos gerou impactos na Terra nesta quinta-feira (8), forçando algumas companhias aéreas a desviar seus voos e ameaçando interrupções de energia.
A Nasa e outras agências espaciais advertiram que a tempestade poderá alterar os sistemas de posicionamento global (GPS), satélites e redes de energia, o que já levou algumas companhias aéreas a mudar suas rotas de voo próximas aos polos.
No entanto, o campo magnético da Terra absorveu o peso do impacto e é improvável que alcance um nível mais grave, disseram pesquisadores dos Estados Unidos.
A ponta da ejeção de massa coronal, uma explosão de partículas e plasma quente, fez com que o Sol entrasse em erupção na quarta-feira, impactando a Terra nesta quinta-feira às 7h45 (horário de Brasília), explicou a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA, por sua sigla em Inglês).As previsões de que a tempestade poderia chegar ao nível três, em uma escala de cinco, atingindo um nível "forte" de radiação solar e tempestades geomagnéticas, "ainda parecem ser justificadas", declarou a NOAA.
Fonte: G1
Comentários
Postar um comentário