O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, propôs nesta quarta-feira a fixação da idade mínima de 65 anos para quem ingressar agora no mercado de trabalho e for se aposentar no futuro.
Para os que já trabalham, ele propôs a fórmula 85/95 para os atuais. Nela, o trabalhador poderia se aposentar quando a soma da idade com o tempo da contribuição previdenciária atingisse 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens.
Para o ministro, as mudanças serviriam para substituir o fator previdenciário, melhorando as condições para o contribuinte. Ele participou de reunião na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal.
Em 2009, o então presidente Lula chegou a apresentar essa proposta, mas ela foi rejeitada pelo Senado e pela Câmara.
Além da fórmula 85/95, o ministro Garibaldi Alves Filho sugeriu para debate no âmbito do Congresso a implantação de uma idade mínima progressiva.
Hoje, um trabalhador pode se aposentar com qualquer idade, contanto que tenha um tempo de contribuição de 30 anos, no caso das mulheres, e 35, no caso dos homens. Contudo, devido ao fator, quanto menor é a idade do segurado, menor é o valor do benefício. Também existe a possibilidade de aposentadoria por idade: 60 anos para as mulheres e 65 para os homens.
Fonte: O globo
Fonte: O globo
NOSSA OPINIÃO:
Talvez o Ministro, ex-govenador do RN, ex-senador, ex-deputado federal, etc, etc, etc, imagine que os trabalhadores brasileiros desfrutam das mesmas mordomias e da mesma carga horária de trabalho que ele teve e tem como político durante toda a vida.
E imaginar que um dia votei nesse cidadão!
Comentários
Postar um comentário