Pular para o conteúdo principal

Coordenador da UERN faz esclarecimentos...

O Coordenador do Núcleo da UERN, Francinaldo Matias, concedeu entrevista exclusiva ao blog para esclarecer o polêmico assunto da não realização do vestibular para o curso de Direito para o Nova Cruz.


Blog: Francinaldo como foi recebido a notícia que não haveria vagas para o curso de Direito a partir do período 2011.1?

Francinaldo: De completa surpresa, não fomos informados de nada e na realidade ficamos cientes do fato pelo edital.

Blog: A que ou a quem é atribuído a decisão?

Francinaldo: A decisão foi exclusiva da pró-reitoria acadêmica mas esperamos que não seja definitiva.

Blog: Existe alguma estratégia ou ação para reverter essa decisão da pró-reitoria?

Francinaldo: Na próxima semana estamos agendando uma audiência com o Reitor Milton Marques para buscarmos uma explicação e uma possível solução para o problema.

Blog: Não houve qualquer indicativo ou informação da atitude tomada pela UERN?

Francinaldo: Na verdade, há meses atrás, em reunião com o reitor, ele nos informou da preocupação do número de transferências solicitadas em Nova Cruz e isso estava causado um sério problema em outros núcleos. Principalmente em Natal as salas estavam ficando superlotadas em virtude da quantidade de alunos que se transferiam depois de cursarem dois períodos no núcleo de Nova Cruz.

Blog: Se o problema é esse você não acha que no edital deveria rezar cotas que priorizassem alunos da região agreste e que a própria UERN deveria criar mecanismos para barrar as transferências?

Francinaldo: Sem dúvidas, temos que repensar sobre o futuro e criar mecanismos que possam impedir a dissipação dos alunos do núcleo de Nova Cruz.

Blog: O Núcleo de Nova Cruz é "subordinado" ao Campus de Natal, diante desta situação qual a posição adotada pela diretoria geral?

Francinaldo: Em contato com a diretora de Campus de Natal a professora Ana Dantas, solicitamos a presença dela em Nova Cruz, mas alegando excesso de compromisso não houve espaço na agenda e também em contado com a coordenadora do curso de Direito, a professora Aurélia Carla Queiroga, ela também se mostrou surpresa com a decisão e disse também não ter nenhum conhecimento do caso.

Blog: Vinculou-se a atitude da UERN ao não cumprimento do convênio com a prefeitura municipal. O que tem de real nessa história?

Francinaldo: Esse papo é boato puro, o convênio que inclusive foi firmado na gestão de Cid Arruda, tinha ou tem duração de 5 anos e logo nos primeiros meses da gestão Flávio Azevedo, fomos eu, a secretária de educação, Cilene e o prefeito, pessoalmente falar com o reitor e ratificar o convênio e a parceria. Então a atitude da UERN não tem nada a ver com quebra de convênio.

Blog: Para finalizar que mensagem você deixa para os estudantes da região agreste potiguar e principalmente de Nova Cruz?

Francinaldo: Tranquilidade. Vamos procurar os órgãos competentes e tentar solucionar o problema da melhor maneira possível, não houve trancamento do curso de Direito, o que aconteceu foi a não realização do vestibular para ingresso em 2011, mas podemos reverter a situação.

Comentários

  1. Se o convênio está em vigor eu não sei. Mas, o que sei é que, certamente não está sendo cumprido. Desde o ano passado estamos sofrendo com o Núcleo de Prática jurídica. Os computadores não estão funcionando; todos ficamos num calor só: não há sistema de refrigeração. A prática jurídica deveria funcionar como uma opção para o povo carente receber apoio e orientação jurídica, mas, não vemos qualquer esforço para sua efetiva implantação, o que seria obrigação do Município, segundo o Convênio. A UERN faz sua parte, manda um professor e disponibiliza material humano, mas, a Prefeitura deveria arcar com a parte estrutural, o que não vem fazendo. Para nossas apresentações (seminários) não há um único projetor funcionando corretamente. A sala de aula em que estudo não cabe sequer 20 pessoas (era a antiga sala dos professores, extinta), e olhe que as turmas do curso de Direito se constituem de 40. Buscamos diversas vezes procurar o Prefeito para que ele cumprisse o convênio, inclusive, meu amigo Ivanildo (residente em Serrinha) foi bem incisivo em cobrar do Prefeito o cumprimento de suas obrigações assumidas. Meu amigo Francinaldo, que inevitavelmente está ligado a situação e tem de defender seus interesses, sabe que na realidade as coisas não andam nada bem na parte estrutural da UERN em Nova Cruz. A questão das transferências não tem nada a ver com a extinção do curso, pois, a UERN tem regras rígidas para transferências e tem muita gente que continua cursando em Nova Cruz o curso regularmente. O que ocorre é má vontade. Não adiante “tapar o sol com a peneira”. EU VOTEI NO ATUAL PREFEITO PENSANDO NO MELHOR PRA MINHA CIDADE, mas, não sou alienado a ponto de deixar de observar que, se a UERN tomou estas providências é porque a coisa ficou insustentável a ponto de se extinguir um curso tão necessário para a Região Agreste: hoje mais do que nunca o conhecimento é o pilar-sustentáculo do sucesso. PROTESTO para que os políticos da Região lutem pela manutenção da UERN em nossa cidade, pois, ela é destinada aos pobres: os ricos podem pagar estudos em qualquer lugar. Não se pode tirar nossos sonhos assim!

    Janiselho das Neves Souza
    (Aluno do 9º Período do curso de Direito)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2010: Números para deputados do RN...

O Instituto Start pesquisou a intenção de voto do eleitorado potiguar para a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal em 36 municípios. Confira os 31 candidatos mais citados na pesquisa para deputado estadual e os 09 para deputado federal: DEPUTADO ESTADUAL: 1º Luiz Almir - 2,1% 2º Tomba - 1,6% 3º Gilson Moura - 1,4% 4º Getúlio Rego - 1,3% 5º Agnelo Alves - 1,1% 6º Márcia Maia 0 0,9% 7º Claúdio Porpino - 0,7% 8º Lauro Maia - 0,75 9º Walter Alves - 0,7% 10º Vivaldo Costa - 0,7% 11º Larissa Rosado - 0,7% 12º Fernando Mineiro - 0,6% 13º Leonardo Nogueira - 0,6% 14º Antônio Jácome - 0,5% 15º Doutor Antonio Petrônio - 0,5% 16º George Soares - 0,5% 17º Gustavo Carvalho - 0,5% 18º Ezequiel Ferreira - 0,5% 19º Miguel Weber - - 0,4% 20º José Adécio - 0,4% 21º Flaviano Moreira - 0,4% 22º George - 0,4% 23º Dickson Nasser - 0,3% 24º Nelter Queiroz - 0,3% 25º Gesane Marinho - 0,3% 26º Carlos Santos - 0,3% 27º Ricardo Mota - 0,3% 28º Zé Júlio - 0,3% 29º Genivan Vale - 0,3% 30º Francisco José - 0,3%...

Aula de revisão em Matemática Básica...

Diante de possibilidade de realização do concurso público para o município de Nova Cruz, conforme anunciado por representantes do executivo, estaremos disponibilizando 20 vagas para participação de um Curso de Revisão em Matemática Básica conforme programa disponibilizado pela COMPERVE. O curso será oferecido gratuitamente, contudo adesão está vinculado a doação de um quilograma de alimento para montar uma cesta básica a ser doada a alguma família carente e a posterior um brinquedo de baixo valor financeiro para se presentear crianças carentes no período natalino. DINÂMICA DO CURSO: 1 - Professor regente: MSc. João Maria de Oliveira 2 - Conteúdo em Matemática Básica com ênfase no ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio; 3 - Aulas aos sábados das 9h às 11h da manhã no auditório da 3ª DIRED (ao lado do CAIC de Nova Cruz); 4 - Todas as aulas serão ministradas com uso de projeto multimídia; 5 - Ao participante será necessário possuir um e-mail par...

Letra e música para tocar nas eleições 2012...

  Tá nervoso, tome um chá, fica frio não adianta esquentar, guarde seu dinheiro que não da pra mim comprar O funcionário não pode se declarar, pois demitido rapidinho ele será; tá vigiado não pode nem respirar, isso tudo é um absurdo, desse jeito assim não dá;  Tá nervoso tome um chá, fica frio não adianta esquentar, tá nervoso, tome um chá, guarde o dinheiro que não da pra mim comprar; Com esse prefeito a ditadura ainda impera mais em outubro agente se livra dela; Mesmo sofrido nosso povo está de pé, sem dinheiro agente vota no doutor que a gente quer; Tá nervoso, tome um chá, fica frio não adianta esquentar, tá nervoso tome um chá, guarde o dinheiro que não da pra mim comprar;  ...Esse prefeito não sabe nem conversar, pavio curto bota logo pra brigar, e nosso povo maltratado pra chuchu, vão preparando a resposta pra o mandão do Pajeú...; Tu tá gastando atoa, aqui só tem gente boa, e tu não pode comprar; Tá nervo...