Sempre em tempos de eleições políticas tudo é motivo para tentar enganar o eleitor. Agora em Nova Cruz tentam associar a candidatura de Rosalva Ciarlini - DEM ao PMDB, popularmente chamado de partido dos "Bacuraus".
Mas esperem, vamos voltar um pouco no tempo para que nossos leitores lembrem que o DEM é uma dessidência adversários políticos do PMDB.
Um pouco de História:
Atualmente, a legislação eleitoral brasileira e a Constituição, promulgada em 1988, permitem a existência de várias agremiações políticas no Brasil. Com o fim da ditadura militar (1964-1985), vários partidos políticos foram criados e outros, que estavam na clandestinidade voltaram a funcionar.
Na época do Regime Militar, a Lei Falcão estabeleceu a existência de apenas duas legendas: ARENA ( Aliança Renovadora Nacional ) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro ).
Enquanto a ARENA reunia os políticos favoráveis ao regime militar, o MDB reunia a oposição, embora controlada. Felizmente, esse sistema bipartidário não existe mais e desde o início da década de 1980, nosso país voltou ao sistema democrático com a existência de vários partidos políticos.
Dentre eles o DEM - Democratas e o PMDB. Sabem como surgiram:
PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro.
Fundado em 1980, reuniu uma grande quantidade de políticos que integravam o MDB na época do governo militar. Identificado pelos eleitores como o principal representante da redemocratização do pais, no início da década de 1980, foi o vencedor em grande parte das eleições ocorridas no período pós regime militar. Chegou ao poder nacional com José Sarney, que tornou-se presidente da república após a morte de Tancredo Neves. Com o sucesso do Plano Cruzado, em 1986, o PMDB conseguiu eleger a grande maioria dos governadores naquelas eleições. Após o fracasso do Plano Cruzado e a morte de seu maior representante, Ulysses Guimarães, o PMDB entrou em declínio. Muitos políticos deixaram a legenda para integrar outras ou fundar novos partidos. A principal legenda fundada pelos dissidentes do PMDB foi o PSDB.
DEM - Democratas - Antigo PFL (Partido da Frente Liberal).
O PFL foi registrado em 1984 e contou com a filiação de vários políticos dissidentes do PDS (ex-ARENA). Apoiou e forneceu sustentação política durante os governos de José Sarney, Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso. Em 28 de março de 2007, passou a chamar Democratas (DEM).
Assim, hoje para chegar ao DEM os partidos passaram pelas seguintes "mutações."
UDN - ARENA - PDS - PFL - DEM
Ou seja, em todos os momentos históricos e políticos do Brasil os partidos acima citados foram adversários do MDB que hoje é o PMDB. E sempre que se tinha uma disputa política, principalmente em Nova Cruz, qualquer um dos cinco partidos (do UDN ao DEM) eram chamados de "partidos dos araras".
Por isso não me venham com essa história de que votar no DEM é ser "BACURAU" e muito menos não tentem enganar aos eleitores pois, nos dias atuais as diversidades dos meios de comunicação não permitem esta prática.
Ao Nobre, e muito respeitado Professor. Gostaria que o senhor Publicasse esta matéria. Pois, pelo que nós sabemos e entendemos um pouco infuência, somente o tão respeitado e conceituado meio de comunicação de nosso Município, teria a coragem de veicular mais um descaso da atual ADM, pois é de suma importancia e, que se tornou uma constante em nosso Municipio (N.C).
ResponderExcluirTal matéria a que me refiro, são as construções irregulares de imóveis, nesta cidade, da qual, qualquer uma pessoa pode construir em meio a um bem público - patrimônio de todos - como por exemplo as ruas, que estão dando lugar as atuais moradias dos que desejam se apossar do bem público. E isso só é possível, devido ao descaso com a coisa pública como ocorre na ADM atual. Um exemplo prático são as construções próximo ao empreendimento do Sr. "tota" de João Paulo como é conhecido. Construções novas da qual deveriam passar por uma fiscalização rigorossa, por se tratar de um Patrimônio Público. Gostaria também, se possível, além do enorme esforço, da dedicação, bem como do exelente trabalbalho do qual o nobre e grande amigo professor de longas jornadas, e que vem ao longo do tempo prestando um grandioso trabalho como um dos veiculo de comunicação de grande qualidade, reservando sempre as melhores informações dos ultimos tempos sobre a nossa Cidade e Regiao Agreste. Por gentileza, antes de colocar a materia - fazer uma investigação nas construçoes desordenadas ao lado e quase de frente do empreendimento de tota de João Paulo. Um abraço, essa matéria vai dar o que falar...
Patrimõnio Público é um bem de todos e não de um ou dois espertinho. Vamos ficar atentos meu povo, pois em ano de Eleições tudo pode acontecer e estar acontecendo.