Pular para o conteúdo principal

OS SETE ERROS DE ANDRADE...



1 – No começo do ano, Andrade “esticou a corda” além da conta na renovação de contrato. Era óbvio que merecia um aumento pela conquista do Brasileiro. Mas, aproveitando que tinha toda a torcida ao lado, bateu pé por um aumento além do razoável e usou supostas propostas do exterior para sensiblizar o Flamengo. O técnico provocou desgaste forte com dirigentes, e só renovou porque estes temeram por reação da torcida. Tempos depois, o clube apurou que Andrade não tinha as tais propostas para sair.


2 – Andrade conquistou o Brasileiro ouvindo mais do que falando. Em 2009, conversava muito com jogadores, e principalmente com membros da comissão técnica para formar opiniões. Em 2010, se tornou mais centralizador e auto-suficiente. A mudança foi percebida internamente, e provocou um certo isolamento do comandante.


3 – Andrade poderia ser menos condescendente com indisciplinas. Embora o papel de punir seja da diretoria, ele tem o direito – e obrigação – de não ser tolerante com faltas, atrasos e indisciplinas em geral. A postura boa-praça, pacífica e tranquila que sempre cultivou, lhe tirou a figura de autoridade forte, que certamente teria ajudado a segurar estrepulias de alguns jogadores.


4 – Andrade ficou em cima do muro no caso Petkovic. Não ratificou a decisão de Marcos Braz – com quem já não se bicava desde a negociação do novo contrato – e não tomou decisão clara de mantê-lo com o status anterior. Assim, desagradou dois lados: Seu chefe, que queria mandar embora o sérvio, e grande parte da torcida, que queria Pet, mas era brindada inúmeras vezes com Vinícus Pacheco.


5 – Cometendo erros de escalação e substituições, Andrade vai ser lembrado como o técnico que perdeu uma decisão para o Borafogo depois de o Flamengo ganhar oito consecutivas do adversário. Mesmo não sendo o único culpado, era o técnico com a rara oportunidade de conquistar um tetracampeonato carioca, inédito para o clube, e que sucumbiu frente a um adversário que, no papel, era flagrantemente inferior.


6 – Andrade poderia ter sido menos insistente, ou mais crítico com as atuações de jogadores que raramente corresponderam: Vinícius Pacheco, Fernando, Willians, Kléberson e Fierro queimaram toda a cota de nervos do torcedor e de paciência com o treinador.


7 – Andrade pareceu confiar demais no seu taco, e se esqueceu que, como treinador, ainda é extremamente inexperiente. Dirigir um time de ponta demanda preparo constante e, quase sempre, vivência longa na função. Ganhou o título brasileiro ano passado de forma surpreendente, e esteve no maior time de todos os tempos do clube. Mas não percebeu que isso não o tornava imune à cobranças pesadas. O Flamengo vive de resultados, e dessa lógica ninguém escapa. Já tinha sido assim com o “maestro” Júnior, da mesma geração, e que também sofreu no comando rubro-negro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2010: Números para deputados do RN...

O Instituto Start pesquisou a intenção de voto do eleitorado potiguar para a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal em 36 municípios. Confira os 31 candidatos mais citados na pesquisa para deputado estadual e os 09 para deputado federal: DEPUTADO ESTADUAL: 1º Luiz Almir - 2,1% 2º Tomba - 1,6% 3º Gilson Moura - 1,4% 4º Getúlio Rego - 1,3% 5º Agnelo Alves - 1,1% 6º Márcia Maia 0 0,9% 7º Claúdio Porpino - 0,7% 8º Lauro Maia - 0,75 9º Walter Alves - 0,7% 10º Vivaldo Costa - 0,7% 11º Larissa Rosado - 0,7% 12º Fernando Mineiro - 0,6% 13º Leonardo Nogueira - 0,6% 14º Antônio Jácome - 0,5% 15º Doutor Antonio Petrônio - 0,5% 16º George Soares - 0,5% 17º Gustavo Carvalho - 0,5% 18º Ezequiel Ferreira - 0,5% 19º Miguel Weber - - 0,4% 20º José Adécio - 0,4% 21º Flaviano Moreira - 0,4% 22º George - 0,4% 23º Dickson Nasser - 0,3% 24º Nelter Queiroz - 0,3% 25º Gesane Marinho - 0,3% 26º Carlos Santos - 0,3% 27º Ricardo Mota - 0,3% 28º Zé Júlio - 0,3% 29º Genivan Vale - 0,3% 30º Francisco José - 0,3%...

Aula de revisão em Matemática Básica...

Diante de possibilidade de realização do concurso público para o município de Nova Cruz, conforme anunciado por representantes do executivo, estaremos disponibilizando 20 vagas para participação de um Curso de Revisão em Matemática Básica conforme programa disponibilizado pela COMPERVE. O curso será oferecido gratuitamente, contudo adesão está vinculado a doação de um quilograma de alimento para montar uma cesta básica a ser doada a alguma família carente e a posterior um brinquedo de baixo valor financeiro para se presentear crianças carentes no período natalino. DINÂMICA DO CURSO: 1 - Professor regente: MSc. João Maria de Oliveira 2 - Conteúdo em Matemática Básica com ênfase no ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio; 3 - Aulas aos sábados das 9h às 11h da manhã no auditório da 3ª DIRED (ao lado do CAIC de Nova Cruz); 4 - Todas as aulas serão ministradas com uso de projeto multimídia; 5 - Ao participante será necessário possuir um e-mail par...

Letra e música para tocar nas eleições 2012...

  Tá nervoso, tome um chá, fica frio não adianta esquentar, guarde seu dinheiro que não da pra mim comprar O funcionário não pode se declarar, pois demitido rapidinho ele será; tá vigiado não pode nem respirar, isso tudo é um absurdo, desse jeito assim não dá;  Tá nervoso tome um chá, fica frio não adianta esquentar, tá nervoso, tome um chá, guarde o dinheiro que não da pra mim comprar; Com esse prefeito a ditadura ainda impera mais em outubro agente se livra dela; Mesmo sofrido nosso povo está de pé, sem dinheiro agente vota no doutor que a gente quer; Tá nervoso, tome um chá, fica frio não adianta esquentar, tá nervoso tome um chá, guarde o dinheiro que não da pra mim comprar;  ...Esse prefeito não sabe nem conversar, pavio curto bota logo pra brigar, e nosso povo maltratado pra chuchu, vão preparando a resposta pra o mandão do Pajeú...; Tu tá gastando atoa, aqui só tem gente boa, e tu não pode comprar; Tá nervo...