Essa expressão foi tomada do Leonardo Boff. A ideologia desse ex-sacerdote da igreja católica e seu idealismo religioso serve igualmente para vários setores públicos e infelizmente para alguns eleitores.
A crise econômica, social, política e ambiental que assola o mundo nestes dias que correm. Um verdadeiro tsunami com culpados bem definidos, dispensando assim os genéricos Deus pai e a mãe Natureza. A serpente foi gerada e criada no ninho do paradigma sobre o qual foi erguida a estrutura de nossa atual maneira de viver.
Esse paradigma não mais satisfaz a humanidade, assim como também não o fez o paradigma comunista. “O velho já morreu, e o novo ainda não nasceu” (Gramsci).
Desde crianças a educação serve para transformar os indivíduos em cidadãos e pessoas civilizadas. Quando isso não acontece, tem-se o rigor das punições. Liberdade é a faculdade que você tem de atravessar uma rua, na faixa de pedestres, com o sinal aberto para você, depois de olhar para os lados e principalmente para a reação dos motoristas que lhe dão passagem. Portanto, há regras para dar vazão à prosaica vontade de atravessar uma rua.
A crise atual nos oferece um bom caso para análise. Em primeiro lugar, não é dentro do mesmo paradigma que a criou que se vai encontrar a solução para a saída. Existe, ao lado da cegueira paradigmática de alguns, praticada por quem opina sobre ela, um cinismo paradigmático dos causadores da crise.
Quem são esses vilões? São os mesmos titãs. Com que cara de pau pode-se aparecer agora, como se nada tivesse acontecendo e como nada tivesse a ver com a crise causada por eles próprios!
Em Nova Cruz, por exemplo, temos uma estagnação total dos setores públicos municipais, não há investimentos nas áreas prioritárias como Educação e Saúde, e mais uma vez a culpa é da crise.
A primeira reação do prefeito foi demitir empregados, depois veio o isolamento para com o povo, em seguida brigas com aliados e politicos de sua base...
Porém ainda escuto de um ou outro, em uma tentativa de justificar os problemas institucionais de município de Nova Cruz, que Flávio Azevedo não é o culpado e os vilões são o INSS, FPM, Administrações anteriores, etc... Na verdade, infelismente, ainda tem alguns novacruzesenses sofrendo de CEGUEIRA PARADIGMÁTICA.
Comentários
Postar um comentário