O Brasil pode dizer que é sim um país independente, no que se refere a sua liberdade político-administrativa, ou seja, o país é soberano em seu território.
Quanto à outros setores, como a economica, por exemplo, não existe uma total independência em nenhum país do mundo, especialmente em países desenvolvidos.
O progresso econômico de um país baseia-se entre outros aspectos, nas relações internacionais que ele realiza, ou seja, importação e exportação. Se hoje há um grande número de multinacionais instaladas no Brasil, isso ocorre devido a falta de investimentos por parte do governo na área da educação e tecnologia, por isso, o país tem pouquíssimas referências nessas áreas, enquanto que os países da Europa, Estados, Japão, Coréia e China, investem pesado, pois sabem que um país só pode se desenvolver quando há investimento na educação, a começar pela base.
A Coréia do Sul por exemplo, no início da década de 80, tinha uma economia bem abaixo da brasileira, e após o governo sul-coreano ter realizado uma limpa em seu corpo político e um investimento pesado da área de educação e tecnologia, acabou se tornando hoje uma referência no desenvolvimento de produtos eletro-eletrônicos, ou seja, importam matéria-prima e exportam produtos manufaturados.
Não podemos confundir o que é independência com falta de investimento. Isto não significa falta de independência e sim falta de competência no investimento de áreas importantes para o desenvolvimento do país.
Para sermos independentes de fato e de direito precisamos exercer nossa cidadania, pois nosso Brasil possui uma das Constituições mais completadas do mundo, falta a todos nós brasileiros fazer valer o que lá está escrito.
Comentários
Postar um comentário