
Peço a V.Exa. autorização para fazer um breve comunicado. (Pausa.)
Obrigado, Sr. Presidente.
Quero me solidarizar com os suplentes de Vereadores que estão perambulando pelas dependências do Senado a fim de ver definida a questão da verba das Câmaras. Enquanto não for resolvida aquela questão, não poderemos resolver aqui na Câmara. O próprio Recurso nº 240 estabelece essa condição, já acordada pelo Líder do PMDB, Deputado Henrique Eduardo Alves, com V.Exa. inclusive.
Esperamos que o Senado possa resolver rapidamente. Os Vereadores estão há várias semanas aguardando a decisão. A pauta trancada, ora uma emenda, volta para a Comissão de Constituição e Justiça. Precisamos encontrar uma solução. Muitos deles acabam cobrando de nós, Deputados, uma situação referente a essa PEC. Infelizmente, a Câmara dos Deputados neste momento não pode fazer nada. Numa linguagem popular, a bola está com o Senado. Quando o Senado fizer a sua parte, aí vem para este campo, o campo da Câmara, e aqui poderemos encontrar uma solução. V.Exa. já disse que instalará rapidamente a Comissão Especial. O Deputado Henrique Eduardo Alves, Líder do PMDB, o Deputado Cândido Vaccarezza, Líder do PT, já se comprometeram a indicar rapidamente os membros para darmos uma solução rápida a essa questão que se vem tornando um empurra-empurra há tanto tempo.
Tenho certeza, Presidente Michel Temer, de que o Senado deve dar uma resposta o mais rapidamente possível. Conversei hoje pela manhã com o Senador Demóstenes Torres, Presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Conversei com o Senador César Borges e vários outros Senadores no sentido de que possam dar uma solução o mais rapidamente possível para essa questão. Depois, nós, da Câmara dos Deputados, vamos nos manifestar, lembrando que não foi a atual Mesa que se negou a promulgar a PEC dos Vereadores. Quando houve um entendimento equivocado da anterior Mesa da Câmara , então, se tentou instalar uma Comissão Especial partindo do zero, fiz a questão de ordem, discordando da decisão de V.Exa., foi à Comissão de Constituição e Justiça, e, a partir daí, esse recurso foi provido.
Aguardamos, portanto, que todos os Vereadores possam... (O microfone é desligado.)
Comentários
Postar um comentário