Luiz Celso Vilanova, professor responsável pela Neurologia Infantil da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Afirma que até os três anos de idade, estímulos oferecidos de forma lúdica às crianças podem aumentar o número de sinopses do cérebro e facilitar seu aprendizado, memória visual e auditiva. Já estímulos relacionados à fala e à linguagem são eficazes principalmente até os 5 anos, porque fazem com que a criança aprenda uma segunda língua de forma fluente e natural.
Quem não aprendeu a segunda língua até os 5 anos, no entanto, não precisa se preocupar. De acordo com Vilanova, é sempre possível aprender a segunda língua, mesmo que não com a mesma naturalidade e rapidez. “A partir dos 10 anos, essa capacidade de compreender novas línguas fica mais limitada, então a criança precisa de mais tempo”.
Isso talvez explique a grande dificuldade que os alunos das séries regulares do ensino fundamental e médio sentem aos estudar uma língua estrangeira. Mas um motivo para o MEC proporcionar mudanças no currículo escolar e antecipar o acesso dos alunos à escola.
Quem não aprendeu a segunda língua até os 5 anos, no entanto, não precisa se preocupar. De acordo com Vilanova, é sempre possível aprender a segunda língua, mesmo que não com a mesma naturalidade e rapidez. “A partir dos 10 anos, essa capacidade de compreender novas línguas fica mais limitada, então a criança precisa de mais tempo”.
Isso talvez explique a grande dificuldade que os alunos das séries regulares do ensino fundamental e médio sentem aos estudar uma língua estrangeira. Mas um motivo para o MEC proporcionar mudanças no currículo escolar e antecipar o acesso dos alunos à escola.
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