O Ministério da Saúde divulgou nota nesta segunda-feira (27) na qual diz que acompanha o estado de saúde de 11 pessoas que vieram dos países afetados pela gripe suína e que apresentaram alguns dos sintomas clínicos. Segundo o órgão, até agora, nenhuma dessas pessoas preenche a definição de “caso suspeito.” Segundo o ministério, são três casos em Minas Gerais; dois no Rio de Janeiro; dois no Amazonas; um no Rio Grande do Norte; um em São Paulo e um no Pará. Até o momento, diz o órgão, não há evidências de que o vírus da gripe suína esteja circulando no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina utilizada na campanha nacional de vacinação contra a gripe não protege contra a influenza suína. A campanha é direcionada à população com mais de 60 anos.
SINTOMAS:
Na nota, o ministério afirma que a Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou os critérios de definição de caso suspeito: febre repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações –fatores que podem ser combinados ou não- e ter como procedência o México ou áreas atingidas pelo vírus nos EUA e no Canadá nos últimos dez dias.
RIO GRANDE DO NORTE:
O Rio Grande do Norte entrou nesta segunda em estado de emergência de saúde pública de importância internacional em virtude dos casos de gripe suína surgidos nos Estados Unidos, México, Canadá, Espanha e Fraça. A informação de que um mexicano internado no Natal Hospital Center com sintomas ou não da gripe será confirmada nesta terça pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Os viajantes que sairão do RN em direção aos países críticos ou estejam voltando deles devem tomar precauções indicadas nesta segunda pela Sesap. A sub-coordenadora de vigilância epidemiológica da secretaria, Juliana Araújo, confirmou em entrevista coletiva hoje à tarde o monitoramento para controlar a entrada do vírus no RN. Os tripulantes e passageiros que irão para os países críticos devem usar máscaras ou lenços nos locais públicos.
Comentários
Postar um comentário