Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES: Diferença entre comparecer a sessão eleitoral e votar em algum candidato...

 


No Brasil, o voto é obrigatório. No entanto, o eleitor é livre para não escolher candidato algum. O cidadão é obrigado a comparecer às urnas, mas pode optar por votar em branco ou anular o voto se não se identificar com nenhum candidato.

Os votos brancos e nulos são descartados na apuração do resultado das eleições.

Na prática, votos brancos e nulos apresentam a mesma função – em geral, expressar insatisfação com os candidatos ou o sistema ou o quadro político de forma geral. A única diferença está na forma como o eleitor prefere invalidar seu voto.

Em suma, se o eleitor não se identificar com nenhum candidato ele tem as opções: Votar BRANCO ou NULO. 

Comentários