Pular para o conteúdo principal

CEGUEIRA PARADIGMÁTICA...

Essa expressão foi tomada do Leonardo Boff. A ideologia desse ex-sacerdote da igreja católica e seu idealismo religioso serve igualmente para vários setores públicos e infelizmente para alguns eleitores.

A crise econômica, social, política e ambiental que assola o mundo nestes dias que correm. Um verdadeiro tsunami com culpados bem definidos, dispensando assim os genéricos Deus pai e a mãe Natureza. A serpente foi gerada e criada no ninho do paradigma sobre o qual foi erguida a estrutura de nossa atual maneira de viver.

Esse paradigma não mais satisfaz a humanidade, assim como também não o fez o paradigma comunista. “O velho já morreu, e o novo ainda não nasceu” (Gramsci).

Desde crianças a educação serve para transformar os indivíduos em cidadãos e pessoas civilizadas. Quando isso não acontece, tem-se o rigor das punições. Liberdade é a faculdade que você tem de atravessar uma rua, na faixa de pedestres, com o sinal aberto para você, depois de olhar para os lados e principalmente para a reação dos motoristas que lhe dão passagem. Portanto, há regras para dar vazão à prosaica vontade de atravessar uma rua.

A crise atual nos oferece um bom caso para análise. Em primeiro lugar, não é dentro do mesmo paradigma que a criou que se vai encontrar a solução para a saída. Existe, ao lado da cegueira paradigmática de alguns, praticada por quem opina sobre ela, um cinismo paradigmático dos causadores da crise.

Quem são esses vilões? São os mesmos titãs. Com que cara de pau pode-se aparecer agora, como se nada tivesse acontecendo e como nada tivesse a ver com a crise causada por eles próprios!

Em Nova Cruz, por exemplo, temos uma estagnação total dos setores públicos municipais, não há investimentos nas áreas prioritárias como Educação e Saúde, e mais uma vez a culpa é da crise.

A primeira reação do prefeito foi demitir empregados, depois veio o isolamento para com o povo, em seguida brigas com aliados e politicos de sua base...

Porém ainda escuto de um ou outro, em uma tentativa de justificar os problemas institucionais de município de Nova Cruz, que Flávio Azevedo não é o culpado e os vilões são o INSS, FPM, Administrações anteriores, etc... Na verdade, infelismente, ainda tem alguns novacruzesenses sofrendo de CEGUEIRA PARADIGMÁTICA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio...

O jovem identificado como Júnior Alves Filho de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17),  no bairro Bela Vista em Santo Antônio  na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú. De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. As causas que levaram o jovem a  praticar o suicídio ainda são desconhecido pelos familiares. A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia - ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais. O sepultamento do jovem de 19 anos será realizado nesta sexta-feira (18), às 08h. Juninho como era conhecido deixou sua esposa e uma filha de dois anos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.  Fonte: Amigosdaonca

Wilma desmente desistência de candidatura...

A ex-governadora Wilma de Faria voltou a manifestar preocupação com os ‘boatos e fofocas’ que estariam sendo plantadas na mídia a respeito de sua suposta desistência de candidatura a prefeitura de Natal. Em entrevista a O JORNAL DE HOJE, a ex-governadora disse que não há desistência da postulação, que será anunciada no momento exato, provavelmente em março. Wilma afirmou que os adversários estariam multiplicando essas notícias como forma de tirá-la do páreo. O fato é que Wilma de Faria é mais candidata do que nunca. Tem feito articulações com partidos que podem ser aliados e tem visitado os bairros da cidade e participado de eventos públicos.

Educa Mais Brasil' abre inscrições para bolsas de estudo no RN...

O programa Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para bolsas de estudo para o semestre 2017.1. Ao todo no estado do Rio Grande do Norte, são ofertadas mais de 8.550 mil bolsas de estudo de até 70% de desconto. Para se candidatar é preciso realizar a inscrição  pela internet . Em Natal, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA-Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Sobre as oportunidades disponíveis, a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, salienta que "no cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, é desafiador fazer investimentos, mas é preciso ser otimista e não deixar se intimidar por isso. Busquem a educação, ela é um meio de favorecer o acesso ao emprego". Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do program...