Pular para o conteúdo principal

RN: Greve da educação acaba após aceitação de uma proposta melancólica...

 


Em Assembleia realizada nesta sexta-feira, 04, a categoria dos professores acataram a última proposta do governo do RN e encerraram o movimento grevista que teve início em 14 de fevereiro.

A proposta aceita é a seguinte:

  • Para os/as professores/as que recebem abaixo do valor do Piso 2022 (R$3.845,63 – 40 horas; R$2.884,59 – 30 horas): reajuste escalonado de até 33,24%, retroativo a janeiro.
  • Para os/as demais educadores/as, que atualmente recebem valor acima do Piso, implantação de percentuais cumulativos, sendo: 15,03% em março; 6% em novembro; e 9,28% em dezembro.
  • Retroativo de 15,03%, relativo aos meses de janeiro e fevereiro, pago em 9 (nove) parcelas, de abril a dezembro de 2022.
  • Retroativo do percentual restante pago em 12 parcelas, ao longo de 2023, desde que o pagamento mensal do retroativo fique abaixo de 2,5% da receita corrente líquida do Estado. Caso o percentual ultrapasse os 2,5%, o retroativo será pago em até 18 parcelas, de janeiro de 2023 a junho de 2024.

Uma proposta melancólica do governo tanto quanto a aceitação do SINTE em coloca-la em votação.

Mas uma vez que  foi colocada em votação ...

Seria mais digno para os representantes da categoria admitirem que as negociações com o governo não iriam mais avançar e a proposta definitiva havia sido colocado na mesa, e mesmo não concordando em nada, mas por respeito as famílias potiguares e principalmente aos alunos que estão sem aulas presenciais a mais de dois anos, “forçados pelas circunstâncias” passa a ser prudente para a categoria,  ACATAR e nunca em ACEITAR a proposta.

O resumo da proposta do governo é que um reajuste que deveria por Lei ser pago em janeiro de 2022, será concluído dezembro de 2023 ou até se estender até junho de 2024.

Também devia partir do SINTE uma nota de repudio à conduta que o governo deu a categoria desde o inicio da gestão, então vejamos:

Em 2020 o reajuste também foi fatiado em várias parcelas;

Em 2021 não houve reajuste e o retroativo de 2020 pago em 11 parcelas;

Em 2022 toda a problemática em torno do reajuste que só será concluído em 2024. 

Nenhum outro governo fez esse tipo de parcelamento.

Em que e onde o governo do RN vem olhando com bons olhos os educadores e educadoras do estado? 

Na verdade o governo estadual apostou que o governo federal não estabelecesse o reajuste e sua equipe econômica fez uma previsão no orçamento muito abaixo daquele que viria a ser atribuido ao custo aluno pelo MEC.

Apostou e perdeu feio. 

Também perdeu toda categoria da educação potiguar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio...

O jovem identificado como Júnior Alves Filho de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17),  no bairro Bela Vista em Santo Antônio  na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú. De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. As causas que levaram o jovem a  praticar o suicídio ainda são desconhecido pelos familiares. A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia - ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais. O sepultamento do jovem de 19 anos será realizado nesta sexta-feira (18), às 08h. Juninho como era conhecido deixou sua esposa e uma filha de dois anos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.  Fonte: Amigosdaonca

Wilma desmente desistência de candidatura...

A ex-governadora Wilma de Faria voltou a manifestar preocupação com os ‘boatos e fofocas’ que estariam sendo plantadas na mídia a respeito de sua suposta desistência de candidatura a prefeitura de Natal. Em entrevista a O JORNAL DE HOJE, a ex-governadora disse que não há desistência da postulação, que será anunciada no momento exato, provavelmente em março. Wilma afirmou que os adversários estariam multiplicando essas notícias como forma de tirá-la do páreo. O fato é que Wilma de Faria é mais candidata do que nunca. Tem feito articulações com partidos que podem ser aliados e tem visitado os bairros da cidade e participado de eventos públicos.

Educa Mais Brasil' abre inscrições para bolsas de estudo no RN...

O programa Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para bolsas de estudo para o semestre 2017.1. Ao todo no estado do Rio Grande do Norte, são ofertadas mais de 8.550 mil bolsas de estudo de até 70% de desconto. Para se candidatar é preciso realizar a inscrição  pela internet . Em Natal, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA-Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Sobre as oportunidades disponíveis, a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, salienta que "no cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, é desafiador fazer investimentos, mas é preciso ser otimista e não deixar se intimidar por isso. Busquem a educação, ela é um meio de favorecer o acesso ao emprego". Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do program...