Pular para o conteúdo principal

SINTE RN: Sem vacinas, sem aulas presenciais...

 


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) mantém sua posição intransigente em defesa do direito à vida, conforme estampa em sua Campanha Educacional e Salarial deste ano. Por isso, reafirma que as aulas presenciais, sobretudo na rede pública, só devem ser retomadas após a vacinação em massa da população potiguar. Além disso, cobra das autoridades a inclusão dos trabalhadores em educação nos grupos prioritários que devem primeiro receber o imunizante de prevenção à Covid-19. 

Todos sabem, ou deveriam saber, que o momento é grave, exigindo união, prudência, sensibilidade e empatia. Nesta segunda-feira (05 de abril), segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o RN estava com 97,1% dos seus leitos de Covid ocupados e somava mais de 4.600 mortes. Hoje, o Brasil já ultrapassou a triste marca de 330 mil vidas perdidas. Ao mesmo tempo novas variantes do covoravírus se espalham pelo país enquanto vários hospitais clamam por kits intubação, cilindros de oxigênio, mais UTIs e profissionais para dar conta da demanda. Esta claro que a falta de coordenação nacional no combate à doença por causa da postura negacionista do Presidente da República torna tudo mais difícil e trágico. 

Assim, diante dos fatos comprovados pelos altos índices de contaminações, internações, infectados no RN e em todo o Brasil, bem como escassez de tudo, não há razão para relaxar. Embora a educação seja um direito fundamental, conforme diz a nossa Constituição Federal de 1988, é plenamente possível adaptá-la aos novos tempos. E assim vem sendo feito desde março de 2020. De lá para cá, apesar das dificuldades, professores se doaram e estão realizando aulas virtuais. Embora os problemas existam, os conteúdos têm sido ofertados aos estudantes. Com prejuízos, claro, pois nenhuma área escapou dos efeitos destruidores da pandemia. Mas antes de mais nada, para que ninguém se esqueça, qualquer prejuízo pode ser revertido em um futuro breve, pois tudo isso vai passar. No entanto, se expor agora a um vírus perigosamente mortal não vai resolver nenhum problema, tampouco o da educação. E a vida, caso se perca, não pode ser recuperada. 

Por tudo isso, reafirmamos que não aceitaremos o retorno às aulas neste momento. Pedimos que o Ministério Público do RN (MP/RN), que acionou à Justiça, reveja sua posição e compreenda a realidade. Até mesmo porque os trabalhos no Ministério seguem em formato remoto, possibilitando aos profissionais trabalhar em casa, com segurança.  

SINTE/RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio...

O jovem identificado como Júnior Alves Filho de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17),  no bairro Bela Vista em Santo Antônio  na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú. De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. As causas que levaram o jovem a  praticar o suicídio ainda são desconhecido pelos familiares. A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia - ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais. O sepultamento do jovem de 19 anos será realizado nesta sexta-feira (18), às 08h. Juninho como era conhecido deixou sua esposa e uma filha de dois anos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.  Fonte: Amigosdaonca

Wilma desmente desistência de candidatura...

A ex-governadora Wilma de Faria voltou a manifestar preocupação com os ‘boatos e fofocas’ que estariam sendo plantadas na mídia a respeito de sua suposta desistência de candidatura a prefeitura de Natal. Em entrevista a O JORNAL DE HOJE, a ex-governadora disse que não há desistência da postulação, que será anunciada no momento exato, provavelmente em março. Wilma afirmou que os adversários estariam multiplicando essas notícias como forma de tirá-la do páreo. O fato é que Wilma de Faria é mais candidata do que nunca. Tem feito articulações com partidos que podem ser aliados e tem visitado os bairros da cidade e participado de eventos públicos.

Educa Mais Brasil' abre inscrições para bolsas de estudo no RN...

O programa Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para bolsas de estudo para o semestre 2017.1. Ao todo no estado do Rio Grande do Norte, são ofertadas mais de 8.550 mil bolsas de estudo de até 70% de desconto. Para se candidatar é preciso realizar a inscrição  pela internet . Em Natal, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA-Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Sobre as oportunidades disponíveis, a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, salienta que "no cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, é desafiador fazer investimentos, mas é preciso ser otimista e não deixar se intimidar por isso. Busquem a educação, ela é um meio de favorecer o acesso ao emprego". Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do program...