Pular para o conteúdo principal

A educação no contexto político partidário brasileiro...

O que mais tem se falado nos últimos anos é da falta de qualidade na educação das crianças e jovens no Brasil.

Um verdadeiro fracasso quando submetido a parâmetros comparativos a outros países.

Esse fator que ocorre a muito tempo e fruto de vários fatores, mas pelos menos quatro devem ser levado em conta com maior ênfase:

1 - Camuflagem da real aprendizagem através de promoções automáticas e falta de uma avaliação sistemática e sistêmica;

2 - Falta continuidade em projetos e ações quando ocorre mudanças de gestores;

3 - Politicagem causadas por partidarismos e falta de conhecimentos de Leis, Parâmetros e Diretrizes;

4 - Ausências de melhores condições de trabalho para professor(a) e ambiente de aprendizagem adequado aos educandos.

Para cita um exemplo apenas, o MEC através da Secretária de Educação Básica estabeleceu os "Parâmetros Nacionais para Educação Básica" em dois volumes.

Em seu item 8 o PNE do módulo 2 nas páginas 35 e 36,   trata de formação de turmas da educação básica com a seguinte redação:

8 - A organização em agrupamentos ou turmas de crianças nas instituições de Educação Infantil é flexível e deve estar prevista na proposta pedagógica da instituição.

8.1 - Os grupos ou turmas de crianças são organizados por faixa etá- ria (1 ano, 2 anos, etc.) ou envolvendo mais de uma faixa etária (0 a 2, 1 a 3, etc.)...

8.4 - A relação entre o número de crianças por agrupamento ou turma e o número de professoras ou professores de Educação Infantil por agrupamento varia de acordo com a faixa etária:


  • uma professora ou um professor para cada 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos; 
  • uma professora ou um professor para cada 15 crianças de 3 anos; 
  • uma professora ou um professor para cada 20 crianças acima de 4 anos.
Na verdade em muitos municípios esse parâmetro é totalmente ignorado e a distribuição de números de alunos e de professores está atrelado aquele ou aquela profissional que votou ou não no grupo político que está no poder e o critério é o seguinte: "Ao aliado a benevolência ao adversário o cunho da Lei ou até a desobediência dela."

Este é apenas um dos exemplos de diversos que assolam nossas escolas, aliás, nossos governantes e gestores escolares.

Uma vergonha que deve ser combatida e extinta do meio educacional.

Para ver os módulos click nos links abaixo:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio...

O jovem identificado como Júnior Alves Filho de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17),  no bairro Bela Vista em Santo Antônio  na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú. De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. As causas que levaram o jovem a  praticar o suicídio ainda são desconhecido pelos familiares. A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia - ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais. O sepultamento do jovem de 19 anos será realizado nesta sexta-feira (18), às 08h. Juninho como era conhecido deixou sua esposa e uma filha de dois anos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.  Fonte: Amigosdaonca

Wilma desmente desistência de candidatura...

A ex-governadora Wilma de Faria voltou a manifestar preocupação com os ‘boatos e fofocas’ que estariam sendo plantadas na mídia a respeito de sua suposta desistência de candidatura a prefeitura de Natal. Em entrevista a O JORNAL DE HOJE, a ex-governadora disse que não há desistência da postulação, que será anunciada no momento exato, provavelmente em março. Wilma afirmou que os adversários estariam multiplicando essas notícias como forma de tirá-la do páreo. O fato é que Wilma de Faria é mais candidata do que nunca. Tem feito articulações com partidos que podem ser aliados e tem visitado os bairros da cidade e participado de eventos públicos.

Educa Mais Brasil' abre inscrições para bolsas de estudo no RN...

O programa Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para bolsas de estudo para o semestre 2017.1. Ao todo no estado do Rio Grande do Norte, são ofertadas mais de 8.550 mil bolsas de estudo de até 70% de desconto. Para se candidatar é preciso realizar a inscrição  pela internet . Em Natal, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA-Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Sobre as oportunidades disponíveis, a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, salienta que "no cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, é desafiador fazer investimentos, mas é preciso ser otimista e não deixar se intimidar por isso. Busquem a educação, ela é um meio de favorecer o acesso ao emprego". Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do program...