Pular para o conteúdo principal

Eleições 2016: Faça valer seu voto...

No Brasil, de dois em dois anos, temos eleições livres, que são o princípio mais básico da Democracia. Neste ano, no dia 2 de outubro, em cada município vamos eleger o prefeito e os vereadores.

O cidadão é chamado a escolher seus representantes, aos quais confere autoridade para tomar decisões políticas, que vão definir o bem-estar de nossa família e de nossa cidade.
O nosso voto pode ajudar muitas pessoas a viver com mais dignidade. O prefeito e os vereadores vão cuidar de tudo o que faz parte de nosso dia-a-dia: ruas, praças, lixo, esgoto, água, segurança, educação, lazer, saúde, assistência para crianças, idosos e pessoas com deficiência, abastecimento, planejamento urbano, transporte coletivo e trânsito, entre outras coisas.

Ao votar! Pense não somente em você e em seu bairro, pense em sua cidade!

Ao votar com consciência você estará praticando um ato de solidariedade com os munícipes, pois o Município vai melhorar se escolhermos bem o prefeito e os vereadores.

O voto é responsabilidade de cada um, é pessoal e intransferível. Mas buscar informações sobre os candidatos e discutir suas propostas, isto pode ser feito em grupo. E você pode contar com a imprensa, TV, amigos, associações de bairro, debates, folhetos.


INFORMAÇÕES QUE PODEM CONTAR NA HORA DO VOTO

Para fazer uma boa escolha, temos que buscar o maior número possível de informações sobre os candidatos:

1. Honestidade é o primeiro dever de todo cidadão.
A primeira exigência é que o candidato seja honesto. A honestidade de um político é demonstrada no trato com os recursos públicos que ele gerencia. A transparência nas ações e na prestação de contas é fundamental.

2. Quem é meu candidato?
É importante conhecer o passado do candidato. Se nunca exerceu cargo público, que contribuição tem dado à nossa comunidade, ao bairro ou a nossa cidade? Se foi prefeito ou vereador, como atuou? Tem mostrado empenho na promoção dos mais pobres e excluídos?

 3. Competência, capacidade administrativa e liderança.
Não bastam títulos ou diplomas. Verifique qual é a real experiência de vida do candidato e sua atuação pública. Verifique se já mostrou capacidade de liderança. Saber lutar por aquilo que é de interesse público é uma das características essenciais a um bom político. Ele deve saber a hora de negociar em busca de um acordo.

 4. Propostas
Todo candidato apresenta propostas, que não apenas devem ser boas e adequadas para solucionar problemas, mas também têm que ser viáveis.

 5. Se eleito, com quem irá trabalhar?
Todo candidato tem ligações e não irá trabalhar sozinho. Por isso, é preciso verificar: A qual partido é filiado? Já trocou de partido várias vezes? O partido e o candidato oferecem garantias de fidelidade a seus programas? O candidato ou o partido já esteve envolvido em algum escândalo?

 6. Quem está apoiando a campanha do candidato?
Com que dinheiro e com o apoio de quem o candidato faz campanha? Foi indicado por uma comunidade, uma associação de bairro, um partido organizado e sério? Ou é um político a serviço de si mesmo, que investe dinheiro para se eleger e ter poder?

Faça sua  escolha e vote no melhor para sua cidade, ela merece.

Comissão Arquidiocesana de Fé e Política ( com alterações)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio...

O jovem identificado como Júnior Alves Filho de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17),  no bairro Bela Vista em Santo Antônio  na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú. De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. As causas que levaram o jovem a  praticar o suicídio ainda são desconhecido pelos familiares. A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia - ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais. O sepultamento do jovem de 19 anos será realizado nesta sexta-feira (18), às 08h. Juninho como era conhecido deixou sua esposa e uma filha de dois anos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.  Fonte: Amigosdaonca

Wilma desmente desistência de candidatura...

A ex-governadora Wilma de Faria voltou a manifestar preocupação com os ‘boatos e fofocas’ que estariam sendo plantadas na mídia a respeito de sua suposta desistência de candidatura a prefeitura de Natal. Em entrevista a O JORNAL DE HOJE, a ex-governadora disse que não há desistência da postulação, que será anunciada no momento exato, provavelmente em março. Wilma afirmou que os adversários estariam multiplicando essas notícias como forma de tirá-la do páreo. O fato é que Wilma de Faria é mais candidata do que nunca. Tem feito articulações com partidos que podem ser aliados e tem visitado os bairros da cidade e participado de eventos públicos.

Educa Mais Brasil' abre inscrições para bolsas de estudo no RN...

O programa Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para bolsas de estudo para o semestre 2017.1. Ao todo no estado do Rio Grande do Norte, são ofertadas mais de 8.550 mil bolsas de estudo de até 70% de desconto. Para se candidatar é preciso realizar a inscrição  pela internet . Em Natal, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA-Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Sobre as oportunidades disponíveis, a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, salienta que "no cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, é desafiador fazer investimentos, mas é preciso ser otimista e não deixar se intimidar por isso. Busquem a educação, ela é um meio de favorecer o acesso ao emprego". Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do program...