Pular para o conteúdo principal

Cuidado com os erros: ganha a eleição quem erra menos...

Francisco Ferraz
Publicado em: 26/07/2016


Erros de campanha ocupam uma posição aparte e muito especial, na galeria dos erros políticos. Isto se deve ao fato de que eles ocorrem em circunstâncias muito peculiares:

1. São erros cometidos em público;
2. Ocorrem dentro de um processo intensamente competitivo;
3. São explorados, amplificados e exacerbados pelos adversários e pela mídia;
4. O autor do erro tem um período muito curto de tempo para corrigi-lo. Dependendo da fase da campanha em que ocorrer, este período pode ser de dias;
5. O ambiente tenso e nervoso típico da campanha, não favorece um tratamento equilibrado e objetivo do problema;
6. O erro do candidato na campanha é avaliado sempre em relação ao cargo em disputa, é visto como um indicador do grau de qualificação do candidato para a função que pleiteia;
7. Corrigir ou minimizar os efeitos do erro, com a campanha em curso, implica em perda de tempo, comprometimento dos planos, e desvio do foco da candidatura;
8. O erro de campanha empurra o candidato para uma posição defensiva;
9. Grande parte dos erros de campanha é provocada por reações emocionais. Por isso, mesmo candidatos experientes, habituados aos altos postos, incidem neles, com tanta frequência.

Desta listagem, das principais características dos erros de campanha, já pode se perceber porque eles ocupam aquela posição singular na galeria dos erros políticos.

Outros erros, praticados fora do processo eleitoral normalmente, dão ao político tempo necessário para a sua recuperação. Embora também ocorram dentro de um processo competitivo, este, nem de longe se assemelha à intensidade da competição eleitoral. Por fim o ambiente em que ocorrem, na maioria dos casos, permite abordá-los e tratá-los com maior objetividade e equilíbrio.

É por estas razões que se costuma dizer que “ganha a eleição quem erra menos”.

Podemos até citar alguns erros como sendo capitais para o êxito ou não no pleito:


1º - Subestimar a necessidade de planejar a campanha;
2º - Não ter uma assessoria jurídica especializada;
3º - Prometer o que não poderá cumprir para angariar aliados;
4º - Subestimarem a força das redes sociais;
5º - Não organizar as finanças das campanhas;
6º - Não treinar equipes;
7º - Não realizar pesquisas eleitorais;
8º - Excesso de centralização.

Pelas mesmas razões, é aconselhável ao candidato, aprender com eles antes da campanha, para acautelar-se e saber evitá-los.

Assim sendo, a preparação para a campanha deve incluir um estudo minucioso dos erros mais comuns que são praticados pelos políticos. O “rol” destes erros constitui uma parte importante da sabedoria política, aplicada a situações eleitorais.

Não caia na tentação de imaginar que somente os outros podem cometê-los. A política corrente é farta em exemplos de erros como estes, cometidos por políticos da mais alta hierarquia, com indiscutível experiência e assessorados pelos profissionais mais qualificados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio...

O jovem identificado como Júnior Alves Filho de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17),  no bairro Bela Vista em Santo Antônio  na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú. De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. As causas que levaram o jovem a  praticar o suicídio ainda são desconhecido pelos familiares. A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia - ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais. O sepultamento do jovem de 19 anos será realizado nesta sexta-feira (18), às 08h. Juninho como era conhecido deixou sua esposa e uma filha de dois anos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.  Fonte: Amigosdaonca

Wilma desmente desistência de candidatura...

A ex-governadora Wilma de Faria voltou a manifestar preocupação com os ‘boatos e fofocas’ que estariam sendo plantadas na mídia a respeito de sua suposta desistência de candidatura a prefeitura de Natal. Em entrevista a O JORNAL DE HOJE, a ex-governadora disse que não há desistência da postulação, que será anunciada no momento exato, provavelmente em março. Wilma afirmou que os adversários estariam multiplicando essas notícias como forma de tirá-la do páreo. O fato é que Wilma de Faria é mais candidata do que nunca. Tem feito articulações com partidos que podem ser aliados e tem visitado os bairros da cidade e participado de eventos públicos.

Educa Mais Brasil' abre inscrições para bolsas de estudo no RN...

O programa Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para bolsas de estudo para o semestre 2017.1. Ao todo no estado do Rio Grande do Norte, são ofertadas mais de 8.550 mil bolsas de estudo de até 70% de desconto. Para se candidatar é preciso realizar a inscrição  pela internet . Em Natal, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA-Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Sobre as oportunidades disponíveis, a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, salienta que "no cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, é desafiador fazer investimentos, mas é preciso ser otimista e não deixar se intimidar por isso. Busquem a educação, ela é um meio de favorecer o acesso ao emprego". Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do program...