Pular para o conteúdo principal

Dois pesos, duas medidas: A tônica de uma sociedade voltada ao passado...

Quantas vezes não já ouvimos a frase “aos amigos tudo, aos inimigos nada, aos indiferentes a lei”. Esse termo é conhecido nos Estados Unidos como “Double stantard” e para nós brasileiros tem como significado o conhecido “dois pesos e duas medidas”

Na prática, podemos generalizar dizendo que em qualquer lugar do mundo esses termos  significa mais o menos o seguinte: tudo o que o aliado faz ou promove é “atual”, "esclarecido", "avançado", "progressista", dotado do mais puro civilismo e probidade.

Por outro lado, tudo o que vem  dos não aliado, é intrinsecamente classificado de  “ultrapassado”, "retrógrado", "intolerante", "preconceituoso", "indiferente" , mesmo que, na essência, corresponda justamente ao que foi sustentado pelo aliado em uma situação semelhante.

Na verdade o “dois pesos e duas medidas” não é apenas aplicado aos adversários – adversários, mas muitas vezes aos adversários - aliados e ainda aos aliados – aliados e nessa última ocorre o pior dos estágios.

Já é chegada a hora de todos  perdermos  o mau hábito de nos  sentirmos  acima do bem e do mal, cumprindo a lei e submetendo nossas  decisões, para aqueles que detém desse poder,  ao crivo do povo e  seus representantes, de forma transparente, limpa, humana, digna e de acordo com os princípios da moralidade administrativa, impessoalidade, eficiência etc, como reza no art.37 da Constituição Brasileira

Deve-se lamentar, também, a cobertura do tipo dois pesos e duas medidas da imprensa, nas escolas, no comércio,... na vida.

Então indago: o que mudou, foram os paradigmas ou as pessoas?

Qualquer que seja a resposta quem sabe um dia possamos deixar de conviver com justas injustiças, inverdades verdadeiras, dois pesos e duas medidas, Double stantard.


(texto adaptado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio...

O jovem identificado como Júnior Alves Filho de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17),  no bairro Bela Vista em Santo Antônio  na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú. De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. As causas que levaram o jovem a  praticar o suicídio ainda são desconhecido pelos familiares. A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia - ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais. O sepultamento do jovem de 19 anos será realizado nesta sexta-feira (18), às 08h. Juninho como era conhecido deixou sua esposa e uma filha de dois anos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.  Fonte: Amigosdaonca

Wilma desmente desistência de candidatura...

A ex-governadora Wilma de Faria voltou a manifestar preocupação com os ‘boatos e fofocas’ que estariam sendo plantadas na mídia a respeito de sua suposta desistência de candidatura a prefeitura de Natal. Em entrevista a O JORNAL DE HOJE, a ex-governadora disse que não há desistência da postulação, que será anunciada no momento exato, provavelmente em março. Wilma afirmou que os adversários estariam multiplicando essas notícias como forma de tirá-la do páreo. O fato é que Wilma de Faria é mais candidata do que nunca. Tem feito articulações com partidos que podem ser aliados e tem visitado os bairros da cidade e participado de eventos públicos.

Educa Mais Brasil' abre inscrições para bolsas de estudo no RN...

O programa Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para bolsas de estudo para o semestre 2017.1. Ao todo no estado do Rio Grande do Norte, são ofertadas mais de 8.550 mil bolsas de estudo de até 70% de desconto. Para se candidatar é preciso realizar a inscrição  pela internet . Em Natal, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA-Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Sobre as oportunidades disponíveis, a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, salienta que "no cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, é desafiador fazer investimentos, mas é preciso ser otimista e não deixar se intimidar por isso. Busquem a educação, ela é um meio de favorecer o acesso ao emprego". Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do program...