Pular para o conteúdo principal

A polêmica sobre as 4 horas-extras dos professores do RN...


Os professores do Estado denunciam o descumprimento de decisão judicial por parte do governo estadual. Segundo decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), o Governo do Estado teria que pagar as quatro horas que os servidores trabalham a mais dentro das salas de aula, o que não foi feito na folha de abril. 

A determinação está baseada na Lei do Piso, que estabelece que 1/3 da carga horária dos docentes deve ser destinada para atividades extraclasse. A legislação não vem sendo cumprida no RN, já que das 30 horas da carga horária, os professores trabalham 24 horas dentro das salas de aula, quando deveriam cumprir somente 20 horas.

O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), Rômulo Arnaud, explica que a entidade já acionou sua assessoria jurídica para informar o desembargador Cláudio Santos sobre o descumprimento de sua decisão.

"O governo poderia ter tido dificuldades técnicas para implementar o pagamento na folha de pagamento do mês de abril. Por esse motivo, estávamos esperando uma folha suplementar para efetuar esse pagamento. No entanto, nada foi nos comunicado e ainda estamos aguardando o cumprimento. Dessa forma, foi protocolada uma peça judicial para dar ciência ao magistrado sobre o descumprimento de sua decisão", esclarece.

Segundo a determinação, o Estado terá que pagas as quatro horas com base no valor da hora normal, até que se efetive o direito à carga horária de 30 horas, sendo 20 em sala de aula e dez para atividades extraclasse. "O Governo do Estado perdeu prazo para recorrer da decisão. O Sinte/RN marcou uma audiência com o desembargador para tratar dessa questão", afirma Rômulo Arnaud.

O coordenador-geral do Sinte/RN também explica que o Estado não cumpriu outras promessas feitas à categoria. "Não foram pagas as progressões nem as promoções que deveriam ter saído em abril. Já virou rotina a administração estadual prometer e não cumprir. Acreditamos que as promessas tenham sido feitas para evitar uma greve. No entanto, se o Governo do Estado não se pronunciar, vamos convocar a categoria para encaminhar sobre esse assunto. Os servidores podem estar sendo empurrados para uma paralisação", destaca.

Fonte: O Mossoroense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio...

O jovem identificado como Júnior Alves Filho de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17),  no bairro Bela Vista em Santo Antônio  na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú. De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. As causas que levaram o jovem a  praticar o suicídio ainda são desconhecido pelos familiares. A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia - ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais. O sepultamento do jovem de 19 anos será realizado nesta sexta-feira (18), às 08h. Juninho como era conhecido deixou sua esposa e uma filha de dois anos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.  Fonte: Amigosdaonca

Wilma desmente desistência de candidatura...

A ex-governadora Wilma de Faria voltou a manifestar preocupação com os ‘boatos e fofocas’ que estariam sendo plantadas na mídia a respeito de sua suposta desistência de candidatura a prefeitura de Natal. Em entrevista a O JORNAL DE HOJE, a ex-governadora disse que não há desistência da postulação, que será anunciada no momento exato, provavelmente em março. Wilma afirmou que os adversários estariam multiplicando essas notícias como forma de tirá-la do páreo. O fato é que Wilma de Faria é mais candidata do que nunca. Tem feito articulações com partidos que podem ser aliados e tem visitado os bairros da cidade e participado de eventos públicos.

Educa Mais Brasil' abre inscrições para bolsas de estudo no RN...

O programa Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para bolsas de estudo para o semestre 2017.1. Ao todo no estado do Rio Grande do Norte, são ofertadas mais de 8.550 mil bolsas de estudo de até 70% de desconto. Para se candidatar é preciso realizar a inscrição  pela internet . Em Natal, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA-Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Sobre as oportunidades disponíveis, a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, salienta que "no cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, é desafiador fazer investimentos, mas é preciso ser otimista e não deixar se intimidar por isso. Busquem a educação, ela é um meio de favorecer o acesso ao emprego". Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do program...