Pular para o conteúdo principal

7 de setembro: Mundança de hábitos...

Do cotiano escolar as escolas de samba.

Dia Sete de Setembro de 1822, dia da Independência do Brasil, dia em que às margens do rio Ipiranga, D. Pedro I deu o famoso grito “Independência ou morte!”. No Brasil o dia Sete de Setembro foi transformado em feriado nacional e é celebrado com desfiles por todo o território.

Em tempos de outrora os desfiles das escolas tinham como objetivo principal apresentar-se na avenida com suas cores padrões e pelotões que representavam o orgulho de ser cidadão de uma nação “independente”.

Naquela época, os alunos não ganhavam uniformes e tinham que comprar. Mas os uniformes novos tinham que ser azul e branco e o calçado era a famosa conga, que também tinha nas cores, azul e branco. Nessa sistemática não se diferenciava de forma tão clara as classes sociais.

Os alunos que não podiam desfilar de trajes não sentiam-se “excluídos” pois a grande maioria estavam de uniformes padronizados.

Hoje em dia os desfiles de 7 de setembro tem se transformado em apresentações de alegorias e adereços com temas estabelecidos como se fossem escolas de samba a desenvolverem um enredo pela avenida.

Até as antigas e boas bandas marciais se detiam as famosas marcações para que os alunos acompanhassem na cadência determinada os passos do seu desfile. Agora as entonação estão mais para musicas de forró e os “gingados” na avenida mais parece uma pista de dança.

Não é ser saudosista mas os desfiles escolares deixaram de ser um evento comemorativo da independência do Brasil, para ganhar as cores do partido político do prefeito, exibição da soberania das classes sociais mais elevadas, figurinos alheios aos propósitos da independência... Isto é, desfilar em homenagem a Pátria deixou de ser argumento principal para levar os alunos as ruas no 7 de setembro e até os interesses dos alunos são outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio...

O jovem identificado como Júnior Alves Filho de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17),  no bairro Bela Vista em Santo Antônio  na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú. De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. As causas que levaram o jovem a  praticar o suicídio ainda são desconhecido pelos familiares. A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia - ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais. O sepultamento do jovem de 19 anos será realizado nesta sexta-feira (18), às 08h. Juninho como era conhecido deixou sua esposa e uma filha de dois anos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.  Fonte: Amigosdaonca

Wilma desmente desistência de candidatura...

A ex-governadora Wilma de Faria voltou a manifestar preocupação com os ‘boatos e fofocas’ que estariam sendo plantadas na mídia a respeito de sua suposta desistência de candidatura a prefeitura de Natal. Em entrevista a O JORNAL DE HOJE, a ex-governadora disse que não há desistência da postulação, que será anunciada no momento exato, provavelmente em março. Wilma afirmou que os adversários estariam multiplicando essas notícias como forma de tirá-la do páreo. O fato é que Wilma de Faria é mais candidata do que nunca. Tem feito articulações com partidos que podem ser aliados e tem visitado os bairros da cidade e participado de eventos públicos.

Educa Mais Brasil' abre inscrições para bolsas de estudo no RN...

O programa Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para bolsas de estudo para o semestre 2017.1. Ao todo no estado do Rio Grande do Norte, são ofertadas mais de 8.550 mil bolsas de estudo de até 70% de desconto. Para se candidatar é preciso realizar a inscrição  pela internet . Em Natal, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA-Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Sobre as oportunidades disponíveis, a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, salienta que "no cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, é desafiador fazer investimentos, mas é preciso ser otimista e não deixar se intimidar por isso. Busquem a educação, ela é um meio de favorecer o acesso ao emprego". Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do program...