Pular para o conteúdo principal

PT agora guerreia com PT por presidência da Câmara...

Depois de fechar um acordo com o PMDB, o PT guerreia consigo mesmo para definir o nome do petista que irá presidir a Câmara a partir de 2011.

Travada nos subterrâneos da legenda, a disputa será içada à superfície numa reunião a ser realizada na tarde desta terça (7).

Sob a coordenação de José Eduardo Dutra, presidente do PT, os deputados da legenda vão explicitar suas diferenças num encontro de toda a bancada.

São quatro os candidatos: Cândido Vaccarezza (SP), Arlindo Chinaglia (SP), João Paulo Cunha (SP) e Marco Maia (RS).

Líder de Lula na Câmara, Vaccarezza frequenta o front com cara de favorito. A despeito disso, trabalha para evitar uma votação na bancada.

Vaccarezza tenta prevalecer no PT por acordo. Algo que o fortaleceria na negociação com os demais partidos do bloco governista e da oposição.

Longe dos refletores, o deputado costurou um acordo entre os dois principais grupos do emaranhado de correntes que coabitam o PT.

Vaccarezza integra a maior corrente –Construindo um Novo Brasil, o ex-Campo Majoritário do ex-todo-poderoso José Dirceu.

Acertou-se que a Mensagem ao Partido, grupo do secretário-geral do PT e futuro ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, indicará o futuro líder da bancada.
Já apalavrado entre os presidentes das duas legendas –José Eduardo Dutra e Michel Temer— o acerto ganhará nos próximos dias a formalidade de um documento.

Sem especificar nomes, a peça dirá que o PT exercerá a presidência no primeiro biênio da nova legislatura. E o PMDB dará as cartas nos dois anos finais.
Indicado pelo PMDB, o líder Henrique Eduardo Alves (RN) desistiu de reivindicar o comando no primeiro ciclo. Aguarda a decisão dos parceiros.

“Depois que o PT escolher o nome, nós vamos ajudar para que ele seja eleito como um presidente de toda a Casa”, diz Henrique.

Daí o esforço de Vaccarezza para unificar o PT. Imagina que, soldando o seu partido, tem chances de vingar no plenário sem disputas.

Fora do PT, conspiram contra a candidatura única PDT, PSB e PCdoB, legendas do pedaço mais à esquerda da coligação governista.

Torcem o nariz para a hegemonia exercida por PT e PMDB. O rodízio de biênios é um repeteco do que ocorreu na atual legislatura.

Nos primeiros dois anos (2007-2008), a Câmara foi presidida pelo petê Chinaglia. No derradeiro biênio (2009-2010), apitou o pemedebê Temer.

A “esquerda” tenta seduzir a oposição –PSDB, DEM e PPS— para a ideia de lançar um candidato alternativo.

Assim, embora favorito, Vaccarezza tem muito o que articular. Seu poder de fogo será maior se tiver atrás de si um PT minimamente unido.

Vencida a primeira fase, vai à negociação com as outras legendas enrolado na bandeira do respeito à proporcionalidade das bancadas.

Significa dizer que os cargos de direção da Câmara –na Mesa e nas comissões—serão rateados conforme o peso numérico de cada bancada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio...

O jovem identificado como Júnior Alves Filho de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17),  no bairro Bela Vista em Santo Antônio  na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú. De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. As causas que levaram o jovem a  praticar o suicídio ainda são desconhecido pelos familiares. A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia - ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais. O sepultamento do jovem de 19 anos será realizado nesta sexta-feira (18), às 08h. Juninho como era conhecido deixou sua esposa e uma filha de dois anos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.  Fonte: Amigosdaonca

Wilma desmente desistência de candidatura...

A ex-governadora Wilma de Faria voltou a manifestar preocupação com os ‘boatos e fofocas’ que estariam sendo plantadas na mídia a respeito de sua suposta desistência de candidatura a prefeitura de Natal. Em entrevista a O JORNAL DE HOJE, a ex-governadora disse que não há desistência da postulação, que será anunciada no momento exato, provavelmente em março. Wilma afirmou que os adversários estariam multiplicando essas notícias como forma de tirá-la do páreo. O fato é que Wilma de Faria é mais candidata do que nunca. Tem feito articulações com partidos que podem ser aliados e tem visitado os bairros da cidade e participado de eventos públicos.

Educa Mais Brasil' abre inscrições para bolsas de estudo no RN...

O programa Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para bolsas de estudo para o semestre 2017.1. Ao todo no estado do Rio Grande do Norte, são ofertadas mais de 8.550 mil bolsas de estudo de até 70% de desconto. Para se candidatar é preciso realizar a inscrição  pela internet . Em Natal, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA-Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Sobre as oportunidades disponíveis, a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, salienta que "no cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, é desafiador fazer investimentos, mas é preciso ser otimista e não deixar se intimidar por isso. Busquem a educação, ela é um meio de favorecer o acesso ao emprego". Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do program...