Pular para o conteúdo principal

STF pode "derrubar" ficha limpa...


Começa a ganhar corpo em Brasília a informação de que o Supremo Tribunal Federal (STF) pode derrubar a lei do ficha limpa recentemente aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dos dez juízes em exercício no STF, já que Eros Grau pediu aposentadoria e não está mais na corte, apenas quatro defendem abertamente a proibição de candidaturas de quem está em dívida com a Justiça - Ricardo Lewandowski (também presidente do Tribunal Superior Eleitoral), Carmen Lúcia, Joaquim Barbosa e Carlos Ayres Brito.

Desses quatro, no entanto, Joaquim Barbosa está de licença médica e certamente não participará de uma provável votação sobre o tema.

Os outros seis ministros do STF - o presidente César Peluso, Gilmar Mendes, Celso de Mello, Ellen Gracie, Antonio Dias Toffoli e Marco Aurélio Mello - não tornaram públicas suas posições, mas privadamente têm revelado que tendem a declarar a inconstitucionalidade da lei do ficha limpa.

O que mais pesa, e que deve ser levado em conta pelos ministros, é o princípio da presenção de inocência. Em abril do ano passado, por exemplo, o decano do tribunal, Celso de Mello, foi o relator de uma ação pedindo a proibição do registro de candidatos enrolados na Justiça e votou contra. Em seu voto, ele registrou: "Não podemos desconhecer que o sistema constitucional brasileiro, além de não admitir condenações judiciais com base em prova nenhuma, também não legitima nem tolera decretos condenatórios apoiados em elementos de informação unilateralmente produzidos pelos órgãos de repressão penal e ou por autores de ações civis de improbidade administrativa".


Fonte: nominuto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio...

O jovem identificado como Júnior Alves Filho de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17),  no bairro Bela Vista em Santo Antônio  na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú. De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. As causas que levaram o jovem a  praticar o suicídio ainda são desconhecido pelos familiares. A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia - ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais. O sepultamento do jovem de 19 anos será realizado nesta sexta-feira (18), às 08h. Juninho como era conhecido deixou sua esposa e uma filha de dois anos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.  Fonte: Amigosdaonca

Wilma desmente desistência de candidatura...

A ex-governadora Wilma de Faria voltou a manifestar preocupação com os ‘boatos e fofocas’ que estariam sendo plantadas na mídia a respeito de sua suposta desistência de candidatura a prefeitura de Natal. Em entrevista a O JORNAL DE HOJE, a ex-governadora disse que não há desistência da postulação, que será anunciada no momento exato, provavelmente em março. Wilma afirmou que os adversários estariam multiplicando essas notícias como forma de tirá-la do páreo. O fato é que Wilma de Faria é mais candidata do que nunca. Tem feito articulações com partidos que podem ser aliados e tem visitado os bairros da cidade e participado de eventos públicos.

Educa Mais Brasil' abre inscrições para bolsas de estudo no RN...

O programa Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para bolsas de estudo para o semestre 2017.1. Ao todo no estado do Rio Grande do Norte, são ofertadas mais de 8.550 mil bolsas de estudo de até 70% de desconto. Para se candidatar é preciso realizar a inscrição  pela internet . Em Natal, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA-Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Sobre as oportunidades disponíveis, a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, salienta que "no cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, é desafiador fazer investimentos, mas é preciso ser otimista e não deixar se intimidar por isso. Busquem a educação, ela é um meio de favorecer o acesso ao emprego". Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do program...