Pular para o conteúdo principal

Já escolheu seu candidato? Não! Então veja algumas dicas...


Para ampliar a idéia a Comissão Brasileira de Justiça e Paz e o Conselho de Orientação do Ensino Religioso dar dicas para o eleitor de como reconhecer um candidato e como escolher bem em que vai votar.

Confira aqui alguns critérios de escolha:

Conheça o passado do candidato.

Um político que tenha exercido um mandato anterior de forma séria e competente, tem tudo para repetir o mesmo no futuro, da mesma forma que o irresponsável ou desonesto será sempre um grande risco. E política não é lugar para segunda chance (ou pelo menos não deveria ser). A melhor forma de conhecer um candidato a esse nível é estar constantemente atento, seja em período eleitoral ou não. Mas, caso você seja meio distraído, existem dois sites que podem ajudar: o Voto Consciente e a Transparência Brasil.


Promessas servem como indício da seriedade ou não de um candidato.

Nenhum candidato realmente preocupado em exercer bem seu cargo público vai prometer algo que ele sabe ser impossível de cumprir. O político sério sabe que governar é uma atividade complexa, que sofre a influência de muitas forças opostas e que muitos fatores fogem do campo de exercício de poder, portanto, preste muita atenção: quanto mais mirabolante for a promessa, pior; quanto menos explicação um candidado der de como vai executar certas promessas, mais possibilidades de ele ser um irresponsável.


Um candidato nunca está só.

Procure saber quem financia as campanhas e quem são as pessoas por trás delas - do cara que assina os cheques ao sujeito que faz a segurança. Os apoiadores têm interesses, sejam legítimos ou ilegítimos, e a dedicação a um político não é gratuita, há sempre algum tipo de troca. Isso pode parecer uma coisa feia, mas não é, é assim que funciona a democracia, setores organizados da sociedade em busca de um objetivo, de um interesse comum. O que tem que se observar é se esses objetivos e interesses são ou não éticos e morais.


Vote em quem está mais próximo dos seus interesses.

Se você é um carteiro, vote em quem promete olhar pelos carteiros. Se você é uma empregada doméstica, vote em quem promete olhar pelas empregadas domésticas. Mas nunca, nunca esqueça o primeiro item desta lista.


Não confunda política com futebol.

Futebol é um entretenimento, que você pode aproveitar com paixão. Mas se o seu time perde, isso não vai afetar sua vida, não vai mudar a quantidade de comida na sua mesa. Política deve ser vista com frieza, racionalidade e muito cuidado. Um mal político pode afetar sua vida de forma direta e irremediável. Escolha em como votar da mesma forma que você escolheria uma geladeira nova: ela deve cumprir com o prometido na embalagem da melhor forma possível e por um preço que você possa pagar. Na verdade, escolha um político melhor do que você escolheria uma geladeira; elas têm assistência técnica e dá para devolver, políticos não.


Nunca confie em quem não tem um plano de governo.

Esse cara é, muito provavelmente, um picareta ou, no mínimo, um irresponsável aventureiro;
Um candidato que compra votos não respeita o eleitor. Se ele não respeita o eleitor durante a campanha, não respeitará depois dela.


Não tenha a menor vergonha em votar em branco ou nulo.

A idéia do “não jogue seu voto fora” é uma falácia criada pelos candidatos para aproveitar seu voto de qualquer forma. Se você não encontrou em quem votar, simplesmente vote em branco, anule ou não vote ( a multa por não votar, em alguns casos, não paga nem a gasolina ou passagem de ônibus que você gastaria indo para a seção eleitoral). É bem melhor fazer isso do que eleger quem não vale nada. E votos desse tipo, sem candidato ou de protesto, também fazem parte do processo democrático, você tem todo direito de estar insatisfeito.


Não vote em quem não consegue explicar as próprias propostas de campanha.

Ou ele entende pouco do que está falando, ou as propostas não são totalmente claras e, portanto, pouco estudadas e planejadas, ou ele simplesmente não quer dar qualquer satisfação sobre elas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio...

O jovem identificado como Júnior Alves Filho de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17),  no bairro Bela Vista em Santo Antônio  na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú. De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. As causas que levaram o jovem a  praticar o suicídio ainda são desconhecido pelos familiares. A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia - ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais. O sepultamento do jovem de 19 anos será realizado nesta sexta-feira (18), às 08h. Juninho como era conhecido deixou sua esposa e uma filha de dois anos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.  Fonte: Amigosdaonca

Wilma desmente desistência de candidatura...

A ex-governadora Wilma de Faria voltou a manifestar preocupação com os ‘boatos e fofocas’ que estariam sendo plantadas na mídia a respeito de sua suposta desistência de candidatura a prefeitura de Natal. Em entrevista a O JORNAL DE HOJE, a ex-governadora disse que não há desistência da postulação, que será anunciada no momento exato, provavelmente em março. Wilma afirmou que os adversários estariam multiplicando essas notícias como forma de tirá-la do páreo. O fato é que Wilma de Faria é mais candidata do que nunca. Tem feito articulações com partidos que podem ser aliados e tem visitado os bairros da cidade e participado de eventos públicos.

Educa Mais Brasil' abre inscrições para bolsas de estudo no RN...

O programa Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para bolsas de estudo para o semestre 2017.1. Ao todo no estado do Rio Grande do Norte, são ofertadas mais de 8.550 mil bolsas de estudo de até 70% de desconto. Para se candidatar é preciso realizar a inscrição  pela internet . Em Natal, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA-Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Sobre as oportunidades disponíveis, a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, salienta que "no cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, é desafiador fazer investimentos, mas é preciso ser otimista e não deixar se intimidar por isso. Busquem a educação, ela é um meio de favorecer o acesso ao emprego". Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do program...