Pular para o conteúdo principal

IMPULSO NA AGRICULTURA FAMILIAR...

Uma boa notícia para os agricultores da região Agreste Potiguar. O governo federal determinou através da medida provisória nº 455 que as escolas públicas devem destinar 30% do repasse do FNDE, no âmbito do PNAE para aquisição da merenda junto à agricultura familiar. Isso significa que todos os gestores de escolas públicas devem destinar esse percentual do repasse da merenda escolar para aquisição de produtos alimentícios junto aos agricultores da região em que a escola está situada. O processo não exige burocracia e a única documentação exigida para comprovação da compra será uma nota avulsa obtida junto as coletorias estaduais.

A M.P. 455 de 28 de janeiro de 2009 em seu artigo 14, garante esses investimentos com pequenos agricultores, abaixo o artigo em texto integral.

Art. 14. Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo trinta por cento deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar, priorizando os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombais.

Para se ter idéia do investimento que vai ser dado ao pequeno produtor, podemos citar como exemplo os recursos destinados as escolas estaduais de Nova Cruz. Os 30% correspondem a aproximadamente R$ 8.100,00 (oito mil e cem reais) por mês, o que corresponderá a R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais por ano).

Devemos lembrar que a Lei é para todas as escolas, então se junta a esse montante os investimentos referente aos repasses para as escolas públicas municipais. Para o produtor interessado a única exigência é que seja cadastrado na EMATER ou faça parte de cooperativas.

Outro fator importante é que os sindicatos dos trabalhadores rurais e toda sociedade civil organizada estejam atentos para que a Lei se faça cumprir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio...

O jovem identificado como Júnior Alves Filho de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17),  no bairro Bela Vista em Santo Antônio  na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú. De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. As causas que levaram o jovem a  praticar o suicídio ainda são desconhecido pelos familiares. A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia - ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais. O sepultamento do jovem de 19 anos será realizado nesta sexta-feira (18), às 08h. Juninho como era conhecido deixou sua esposa e uma filha de dois anos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal.  Fonte: Amigosdaonca

Wilma desmente desistência de candidatura...

A ex-governadora Wilma de Faria voltou a manifestar preocupação com os ‘boatos e fofocas’ que estariam sendo plantadas na mídia a respeito de sua suposta desistência de candidatura a prefeitura de Natal. Em entrevista a O JORNAL DE HOJE, a ex-governadora disse que não há desistência da postulação, que será anunciada no momento exato, provavelmente em março. Wilma afirmou que os adversários estariam multiplicando essas notícias como forma de tirá-la do páreo. O fato é que Wilma de Faria é mais candidata do que nunca. Tem feito articulações com partidos que podem ser aliados e tem visitado os bairros da cidade e participado de eventos públicos.

Educa Mais Brasil' abre inscrições para bolsas de estudo no RN...

O programa Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para bolsas de estudo para o semestre 2017.1. Ao todo no estado do Rio Grande do Norte, são ofertadas mais de 8.550 mil bolsas de estudo de até 70% de desconto. Para se candidatar é preciso realizar a inscrição  pela internet . Em Natal, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA-Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Sobre as oportunidades disponíveis, a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, salienta que "no cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, é desafiador fazer investimentos, mas é preciso ser otimista e não deixar se intimidar por isso. Busquem a educação, ela é um meio de favorecer o acesso ao emprego". Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do program...